Prefeitura lança ouvidoria pública via aplicativo

População pode encaminhar solicitações pelo “Fala Poços”

Sistema está disponível pelo site ou aplicativo

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social e em parceria com a Secretaria Municipal de Controle Interno, disponibiliza a partir desta semana o “Fala Poços”, Sistema de Ouvidoria Pública Municipal, por meio do aplicativo eOuve. A iniciativa foi criada para facilitar a comunicação entre o poder público e a população e está disponível para download nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta digitar eOuve) ou pelo site http://pocosdecaldas.eouve.com.br. O link está disponível também na página inicial da Prefeitura na internet (www.pocosdecaldas.mg.gov.br).

A plataforma foi desenvolvida com base na lei federal 13.460/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública, e tem como principal objetivo armazenar em uma única base de dados todos os pedidos da população para atender as solicitações de modo eficaz e personalizado.

“O ‘Fala Poços’ se soma a diversas ações que estamos implementando na Prefeitura, com o objetivo de ampliar a transparência e facilitar o acesso dos moradores e visitantes aos serviços municipais. Temos investido principalmente em soluções digitais que, além de mais eficientes e acessíveis, também reduzem os custos da máquina pública”, destaca o prefeito Sérgio Azevedo.

O cidadão pode acessar a ferramenta através do site ou aplicativo e o download é gratuito. É necessário criar uma conta com dados pessoais e inserir uma senha de acesso para cadastrar e acompanhar as ocorrências. A população pode enviar solicitações, denúncias, elogios, pedidos de informação, reclamações e sugestões, por assuntos, divididos em 18 áreas: Administração; Comunicação e Transparência; Cultura; Defesa Social; Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Educação; Esportes; Fazenda; Governo; Meio Ambiente; Obras; Planejamento e Desenvolvimento Urbano; Procon; Procuradoria Geral do Município; Promoção Social; Saúde; Serviços Públicos e Turismo.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Webnet Soluções e já atende 85 cidades de diversos estados. Servidores de todas as secretarias municipais já passaram por capacitação com a equipe da empresa para conhecer o sistema, que já estava operando em período de teste. A plataforma conta com a área administrativa para realizar o gerenciamento das demandas e redirecioná-las para as secretarias e diretorias competentes, além de mapeamento completo da cidade, simplificando a visualização por rua, bairro e status.

Facilidade e transparência

“O eOuve é uma ferramenta de fácil acesso e utilização. Por ela, as pessoas vão poder entrar em contato direto com os setores responsáveis para solicitar serviços e informações, encaminhar denúncias e fazer solicitações e sugestões, tudo via internet. A ocorrência será registrada no sistema e encaminhada para o local correto, com prazo determinado para a tramitação interna e retorno ao cidadão”, destaca o coordenador de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura, Paulo Ney de Castro Jr. “Quando o cidadão faz qualquer tipo de solicitação pelo aplicativo ou pelo site, ele recebe o protocolo, documento oficial pelo qual ele pode acompanhar o andamento da ocorrência, ou seja, é uma ferramenta oficial de comunicação com a Prefeitura”, completa.

Além do Sistema de Ouvidoria Pública Municipal por aplicativo, a Prefeitura de Poços de Caldas também já disponibilizou à população o novo Portal da Transparência, mais completo e de fácil acesso, permitindo a qualquer munícipe o acompanhamento do dia a dia da Prefeitura, o novo site da Prefeitura, mais moderno e funcional e o Diário Oficial Eletrônico, com acesso gratuito às publicações oficiais.