Prefeitura lança “Recupera Poços” com medidas emergenciais de recuperação econômica na Pandemia

Foi lançado em Poços de Caldas nesta segunda-feira (24),  pelo prefeito Sérgio Azevedo o “Recupera Poços”. O programa consiste na execução de uma série de medidas emergenciais de recuperação econômica, em áreas diversas da cidade. A elaboração contou com apoio do poder legislativo e também do Departamento Municipal de Eletricidade (DME). Várias medidas já foram aprovadas e inclusive já estão em execução e outras serão efetivamente desenvolvidas no município.

O programa será desenvolvido em sua maior parte, com recursos do DME, como fonte de custeio do projeto. Haverá o Auxílio Emergencial Municipal e o Vale Merenda com objetivo principal em incrementar a economia local e auxiliar as pessoas que se encontram em situação delicada neste momento de Pandemia.

O prefeito Sérgio Azevedo, realizou a apresentação de lançamento do programa “Recupera Poços”.

O prefeito Sérgio Azevedo, comentou o lançamento do Recupera Poços. “É um momento histórico para Poços de Caldas. Um projeto feito em parceria entre o poder executivo e legislativo em prol de toda população. Serão diversas medidas a serem aplicadas e em vários setores, com auxílio direto do DME. Será uma forma de recuperar nossa economia, e auxiliar a população afetada pela Pandemia com iniciativas como, o Auxílio Emergencial Municipal e o Vale Merenda, além de aprimorar serviços que já são prestados no município.”

O presidente do DME – Participações (Departamento Municipal de Eletricidade), José Carlos Vieira, comenta a importância desta responsabilidade social da empresa. “O Departamento Municipal de Eletricidade, é uma empresa que busca sustentabilidade e nos últimos 4 anos tivemos uma rentabilidade expressiva, inclusive com lucro recorde historicamente. Temos uma responsabilidade social em oferecer esse retorno à população, ainda mais neste momento de Pandemia e neste caso específico, à Prefeitura de Poços de Caldas que é a única acionista do grupo.”

O presidente da DME – Participações, comentou a lucro recorde da empresa nos últimos anos.

O presidente da Câmara de Vereadores de Poços de Caldas, Marcelo Heitor, representando o legislativo, comentou a importância dos dois poderes caminharem lado a lado. “Foi uma articulação muito importante que traz medidas necessárias para este momento e em todas as áreas. Isso mostra que quando executivo e legislativo se unem, as propostas surgem e tudo com objetivo em beneficiar a população.”

Vale lembrar que todas as normas e especificidades de cada uma das medidas, serão anunciadas gradativamente nos próximos dias pela Prefeitura de Poços de Caldas.

Auxílio Emergencial Municipal será oferecido em Poços de Caldas.

-CONFIRA A LISTAGEM DE MEDIDAS DO “RECUPERA POÇOS”:

AUXÍLIO EMERGENCIAL MUNICIPAL

– Poços oferecerá o Auxílio Emergencial Municipal, no valor de R$300,00 durante três meses, para moradores de Poços de Caldas que perderam o emprego durante a Pandemia.

EDUCAÇÃO

– Será oferecido o Vale Merenda no valor de R$70 durante dois meses, para todos os alunos da rede pública que necessitarem.

– Reforma dos banheiros e cozinhas das escolas e creches do município, que ainda não foram contempladas.

TRANSPORTE PÚBLICO

– A Prefeitura vai pagar R$350 mil por seis meses, para diminuir o valor da passagem para a população, ao valor de R$4,00.

– Com o novo contrato do transporte coletivo, será oferecido em Poços o “Bilhete Único” dando aos usuários a possibilidade de andar em uma segunda linha sem pagar por ela. O benefício será válido por 90 minutos a partir da primeira viagem.

SAÚDE

– Serão instalados 3 Centros de Atendimento Pós Covid-19 (Zona Sul, Leste e Oeste).

– Será construído um PSF triplo na Zona Leste da cidade.

– Haverá a instalação de 5 novos leitos de UTI Covid-19, no Hospital Margarita Morales.

– Serão desenvolvidas reformas e melhorias em PSF’s do município.

CND

– O município já está em estágio avançado, para a obtenção da CND (Certidão Negativa de Débito) para permitir acesso a investimentos e melhorias na cidade.

POÇOS JURO ZERO

– Será incrementado o projeto “Poços Juro Zero”, para atender maior número de empresas ou profissionais liberais.

MEDIDAS JÁ REALIZADAS/ EM ANDAMENTO

-REFIS (Parcelamento de dívidas com o município)

-IPTU (Sem reajuste e com início de pagamento em Julho de 2021)

-ISSQN (Sem reajustes)

– Suspensão de taxas de comércio durante período que ficaram fechados.

– UBS São Jorge (Em parceria com a PUC Minas – Poços)

– Parcelamento de contas de água e luz (DMAE /DME) em até 24x.