Procedimento Operacional Padrão de Sala de Vacina é apresentado em capacitação

Capacitação foi realizada na Associação Médica

Durante toda esta semana, os cerca de 110 profissionais: auxiliares e técnicos de enfermagem, além de enfermeiros, participaram de uma manhã de capacitação, na Associação Médica de Poços. O objetivo do encontro foi apresentar a eles o Procedimento Operacional Padrão de Sala de Vacina. Foram três dias de capacitação, de forma a atender toda a equipe que atua nesta área, sem prejudicar a continuidade do atendimento prestado à população. Durante a capacitação, os profissionais receberam uma cópia do Procedimento Operacional Padrão de Sala de Vacina. O material foi desenvolvido pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde de Poços, por intermédio do Programa Municipal de Imunização. “Esse é o fruto de um trabalho que começou em outubro. Montamos uma comissão com profissionais que atuam nas salas de vacina, realizamos reuniões e chegamos a este documento com normatizações que atendem exigências, tanto da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, quanto do Programa Nacional de Imunização”, explicou Gisele Scatola, referência técnica de imunização do município e que conduziu a capacitação.

O Procedimento Operacional Padrão – POP – é uma descrição detalhada e simples de todas as operações necessárias para a realização de uma atividade. Trata-se de um instrumento que possui informações suficientes para que os servidores possam utilizá-lo como um guia. “O POP traz uma descrição de como deve ser feito cada procedimento da rotina diária de trabalho, desde o início do dia, até o encerramento do expediente. É um procedimento padrão a ser adotado em todas as salas de vacinação do município, com o intuito de realmente padronizar o atendimento prestado”, complementou Gisele.

Em Poços, atualmente são 18 salas de imunização, com atendimento ao público, de segunda a sexta, das 8h às 16h30.