Procissão e Missa Solene marcam último dia dos Festejos de São Benedito

Neste ano, a procissão será realizada no período da manhã, a partir das 9h

Nesta sexta-feira, 13 de maio, feriado municipal da Festa de São Benedito, encerra-se a programação religiosa e cultural dos festejos. Neste ano, a procissão será realizada no período da manhã, às 9h, com a participação da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de São Benedito de Poços de Caldas, seguida de Missa Solene campal, no pátio da Capela de São Benedito.

Participam da programação os seguintes grupos: Grupo de Caiapós do São José, Terno de São Benedito, Terno de Nossa Senhora do Rosário, Terno de Nossa Senhora do Carmo, Terno de Santa Bárbara e São Gerônimo, Terno de Santa Efigênia e Terno de Nossa Senhora da Saúde.

O 13 de maio é o dia solene da Festa de São Benedito, quando sacerdotes e congadeiros se unem nas celebrações, tanto na procissão quanto na missa. “A importância maior é São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Vem de família, dos meus avós, do meu pai, da minha mãe e eu fiquei sendo a capitã”, contou, em entrevista realizada no ano de 2019, Dona Orlanda da Conceição, Capitã do Terno de Santa Bárbara e São Gerônimo, mestre reconhecida pelo Ministério da Cultura.

Feriado municipal
A Festa de São Benedito é encerrada no dia 13 de maio, feriado municipal, por conta da data de aniversário do Coronel Agostinho José da Costa Junqueira, nascido a 13 de maio de 1846. Ele fez a doação do terreno onde foi construída a Igreja de São Benedito, com a ajuda de fiéis, em agradecimento a uma graça alcançada por intermédio do Santo. Coronel Agostinho Junqueira empresta seu nome à praça em frente à igreja.

De acordo com Maria José de Souza, em “Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais” (2015, p.94) “o dia 13 de Maio foi escolhido para a Festa por ser o dia do aniversário do coronel Agostinho, nascido em 13 de maio de 1846, conforme o senhor Mário Benedicto Costa, neto e filho de congadeiros, em entrevista realizada no ano de 1976, ao afirmar que ele acompanhava o grupo todos os anos até a residência do coronel, onde, hoje, está localizado o Museu Histórico e Geográfico; ali eles recebiam um farto almoço e dançavam a tarde toda até a hora de subir para a procissão, no que eram acompanhados por aquele benemérito”. (SOUZA, Maria José de. Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, p. 94).

O feriado de 13 de maio foi estabelecido pela Lei 2.053, de 14/03/1973, complementada pela Lei 4.823, de 18/12/1990, como Dia da Festa de São Benedito e reiterada pela Lei 8.433, de 19/12/2007, que estabelece Nossa Senhora da Saúde como padroeira da cidade. No Brasil, o Dia de São Benedito é celebrado em 5 de outubro.

Em função do feriado municipal de 13 de maio, Dia da Festa de São Benedito, não haverá expediente na Prefeitura de Poços de Caldas. Os serviços essenciais funcionarão conforme cronograma próprio, disponível aqui. O atendimento administrativo retorna na segunda-feira (16).

Programação da Festa de São Benedito
Dia 13/5