O Procon realizou uma pesquisa de preço de medicamentos. A pesquisa levou em consideração o preço à vista para pagamento em dinheiro do medicamento (de referência e um genérico, o mais barato) ofertado para o cliente comum, independentemente de cadastro no estabelecimento e/ou laboratório, convênio, local de trabalho, idade e outros.
A pesquisa pode ser acessada no link http://bit.ly/2PcDdki. Os medicamentos genéricos foram pesquisados, levando-se em consideração o menor preço do produto contendo as mesmas apresentações do medicamento de referência no estabelecimento.
As farmácias/drogarias que fazem parte do Programa Farmácia Popular ainda podem apresentar desconto em cima dos preços ofertados se o medicamento fizer parte do respectivo programa.
A lista de Preços Máximos (PMC) dos medicamentos está disponível no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br). A consulta também pode ser efetuada nas listas de preços que devem estar disponíveis ao consumidor nas farmácias/drogarias, conforme determina a resolução da CMED.
Segundo o Procon, as redes regidas pelo sistema de franquia, podem sofrer variações na precificação, uma vez que não obrigatoriamente seguem política única de preços.