Profissionais de Saúde envolvidos no combate à pandemia da COVID-19 são homenageados pela Câmara Municipal

O secretário de Saúde Carlos Mosconi representou todos os profissionais de saúde.

Na noite da última terça-feira (22), profissionais de saúde que atuaram no combate à pandemia da COVID-19 foram homenageados pela Câmara Municipal.

O secretário de Saúde, Carlos Mosconi representou os profissionais e fez um discurso emocionado. “Os profissionais de Saúde que estão aqui, estão representando todos os profissionais de Saúde do nosso município. No caso da pandemia, deixamos a individualidade de lado e tratamos o coletivo, os atendimentos se estendiam para a família da pessoa que estava sendo tratada. Tratamos os pacientes, mesmo com uma certa insegurança, pois ninguém sabia o que esperar da COVID-19. No início foi muito difícil, mas contamos com profissionais muito competentes que tinham condições de nos dar uma certa segurança. Outra questão que nos chamou atenção foi a solidariedade do povo poços-caldense, foi algo emocionante.”

Mosconi ainda ressaltou o trabalho realizado pela Atenção Básica neste momento. “A Atenção Básica foi um serviço primordial para atravessarmos o momento mais crítico da pandemia. Muita das pessoas infectadas pela COVID-19, tiveram que fazer o isolamento domiciliar, e esse isolamento era monitorado pelas Unidades Básicas de Saúde. Essa atenção ofertada por eles também merece reconhecimento. Esses profissionais se expuseram e realizaram um trabalho muito competente.”

A homenagem da noite foi representada por uma placa comemorativa entregue ao secretário de Saúde, Carlos Mosconi. Os homenageados indicados pelas instituições de saúde da cidade também receberam o diploma.

O presidente da Câmara, Marcelo Heitor agradeceu o trabalho prestado por estes profissionais. “Durante os últimos dois anos, estes bravos profissionais têm colocado sua vida em risco para atender aqueles que necessitam de atenção nos hospitais da nossa cidade. Essa foi uma singela homenagem aos profissionais que trabalharam no combate à pandemia. Queria deixar registrado nosso carinho, reconhecimento e gratidão.”

A solenidade também contou com a apresentação da Banda de Música da 18ª Região da  da Polícia Militar de Minas Gerais.

O fisioterapeuta, João Carlos Naldoni Júnior foi um dos homenageados e falou como a ação motiva o trabalho.  “Foi muito válida a homenagem aos profissionais de saúde dedicados ao enfrentamento à COVID 19, as equipes estão esgotadas indo para quase dois anos de enfrentamento ininterrupto e lembranças como está homenagem motivam muito e são um estímulo extra na continuidade dos trabalhos de atenção aos pacientes neste enfrentamento, foi um momento gratificante são milhares de profissionais de todas as áreas dedicados, muitas vezes afastados das famílias e sofrendo até preconceito pela natureza do trabalho realizado, foi motivante.”

Estiveram presentes médicos do Hospital de Campanha, UPA e Margarita Morales, infectologistas, médicos que atuam no Centro de Terapia Intensiva, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos em Radiologia e profissionais da higienização.