Profissionais do atendimento a pessoas em situação de rua participam de conversa sobre saúde mental

Profissionais do Centro de Referência Especializado no Atendimento à População em Situação de Rua – Centro POP – e agentes de atendimento emergencial do Serviço de Abordagem Social participaram, na última quinta-feira (30), de uma roda de conversa com o tema “Saúde mental do trabalhador em tempos de pandemia”.

A reunião foi realizada no Centro POP, na Avenida João Pinheiro, e teve como convidado o psicólogo do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Poços de Caldas, Cristiano de Jesus Andrade.

Psicólogo pela Unifae, de São João da Boa Vista/SP, com especialização em Psicoterapia Breve pela Unip/SP, mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorando pela mesma universidade, Cristiano Andrade é autor do livro “Saúde Mental e Trabalho: temas emergentes na contemporaneidade”, pela Editora CRV.

“Foi uma conversa muito importante para a escuta dos profissionais que estão na ponta desse atendimento às pessoas em situação de rua, que trabalham com a Abordagem Social, dos técnicos do Centro POP. A proposta é que esses momentos de troca de experiências, formação e escuta sejam contínuos”, destaca a coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Promoção Social, Caroline de Souza.

O ciclo de formação deve contar com a presença de convidados de outros setores que possam contribuir com temáticas diversas relacionadas ao cotidiano profissional dos servidores que atuam junto a esse público.

“No início da conversa, a equipe ficou meio retraída, mas aos poucos foi se soltando e o encontro tornou-se muito agradável. O pessoal gostou muito. O Cristiano demonstrou muito conhecimento sobre o tema e tenho certeza de que os próximos encontros serão ainda melhores”, ressalta o coordenador da Abordagem Social e Centro POP, Joel Fernandes de Souza.

Atendimento
O Centro POP é um centro especializado no atendimento à população de rua, que oferece serviços como local para banho e refeição, café da manhã e almoço, além dos encaminhamentos necessários não só para as instituições de acolhimento como também para retorno à cidade de origem, retirada de segunda via de documentos pessoais e acesso a benefícios sociais.

Já a Abordagem Social, com a popular Kombi da Promoção Social, é a porta de entrada da população em situação de rua aos serviços oferecidos pelo município a esse público.