Programa Família Acolhedora de Poços é referência na região

Equipe de Congonhal esteve no município para conhecer o Serviço de Família Acolhedora

A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Congonhal/MG e a equipe técnica do Centro Especial de Atendimento à População (CEAP) estiveram em Poços de Caldas na última semana para conhecer a estrutura de gestão da Secretaria Municipal de Promoção Social e, especialmente, o funcionamento do Programa Família Acolhedora no município.

Participaram da visita técnica a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Congonhal, Jaqueline Melo Moreira, a assistente social Luciana Alvarenga e as psicólogas Fabiana Eugênia e Eliane Teixeira.

“Poços de Caldas é referência em diversos serviços da rede socioassistencial. Recebemos a equipe de Congonhal para trocar experiências na área de gestão e, principalmente, sobre o Programa Família Acolhedora”, informa o secretário municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida.

Família Acolhedora
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora cadastra e acompanha famílias que acolhem, em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção judicial, quando a família de origem se encontra temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção.

Em Poços de Caldas, o serviço existe desde janeiro de 2007, como uma alternativa ao acolhimento institucional, proporcionando às crianças e aos adolescentes a possibilidade de convivência familiar e comunitária no período em que estiverem afastados de suas famílias de origem.

No município, o serviço é ofertado por meio de termo de colaboração com a Associação Criança Feliz. A equipe técnica do serviço é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ ou adolescente acolhido e sua família de origem. As famílias acolhedoras assumem, temporariamente, os cuidados de forma integral da criança ou adolescente incluindo educação, saúde e lazer.