Programa IST/AIDS disponibilizará autoteste de HIV durante a Festa do Trabalhador

Integrando as atividades da Festa do Trabalhador, que acontecerá no próximo domingo (1º), o Programa IST/AIDS, equipamento da secretaria de Saúde também realizará ações durante o evento.

Durante o domingo, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) realizará orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de disponibilizar informações sobre a prevenção para HIV, por meio da Profilaxia Pré exposição para HIV (PREP) e da Profilaxia Pós Exposição para HIV( PEP).

Também estará disponível no evento, o autoteste de HIV, que é um processo no qual uma pessoa coleta sua própria amostra (fluído oral) e, em seguida, realiza o teste e interpreta o resultado sozinho ou com alguém de sua confiança. Os interessados deverão responder a um formulário para que possam retirar o autoteste.

O autoteste não é conclusivo para diagnóstico. Quem apresentar resultado reagente no autoteste devem realizar testes adicionais utilizando fluxograma completo.

As ações do SAE/CTA acontecem no Parque Municipal Antônio Molinari, Zona Oeste de Poços e também na Zona Sul, no Parque Ecológico, das 10h às 18h.

Ações da secretaria de Saúde durante a Festa do Trabalhador

Além das orientações e disponibilização do autoteste de HIV, a equipe da secretaria de Saúde também fará a atualização do cartão do SUS e a equipe de odontologia realizará Orientações de Higiene Bucal para Crianças.