Programa Poços Promove Mulher forma primeira turma

Projeto visa capacitar mulheres para o mercado de trabalho

(Foto: Nayara Carvalho)

Acompanhada da filha Ana Paula, de apenas 5 aninhos, Jemima Luciana da Silveira não conseguiu segurar a emoção durante a solenidade de formatura do Programa Poços Promove Mulher, realizada nesta quinta-feira (14), em um restaurante da cidade. “Eu tenho uma filha de 20 anos que faz faculdade e está realizando um sonho, que é meu também. Ela sempre me fala: ‘mãe, você pode’. Já a pequenininha pergunta por que a irmã sempre vai para a faculdade. Eu respondo que é porque a gente precisa de um diploma para poder encarar o mundo. E isso não foi me ensinado quando eu era criança. Eu fui aprender agora”, conta Jemima, já com o diploma em mãos.

O Poços Promove Mulher é um projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e desenvolvido em parceria com a Associação Beneficente Fonte de Vida Nova, a empresa Danone e a Faculdade Pitágoras, que tem como objetivo capacitar e propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, visando sua integração ao mundo do trabalho. Os encaminhamentos do público atendido são realizados pelos CRAS, CREAS, Centro Pop e serviços de acolhimento institucional.

Danone e Faculdade Pitágoras receberam certificado “Empresa socialmente responsável”

O prefeito Sérgio Azevedo destacou que a Prefeitura tem procurado investir na capacitação e formação, especialmente de jovens e mulheres, para que se estejam preparados para as rápidas mudanças do mercado de trabalho. A Secretaria de Promoção Social já desenvolve o Poços Promove Jovem e, além disso, as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Administração e Gestão de Pessoas e Educação, em parceria com a Autarquia Municipal de Ensino, também oferecem cursos para diferentes públicos.

“Assim que conhecemos o projeto, rapidamente embarcamos nesta jornada porque é totalmente conectadaaos valores de humanismo, de abertura, de proximidade e de entusiasmo da Danone. Estou orgulhosa das mulheres que conseguiram vencer as batalhas do dia a dia para se formarem hoje”, celebrou a gerente de RH da Danone, Mariana Albernaz. O diretor da empresa, JaimirBrotto, também parabenizou as participantes pela persistência. “Isso vai fazer muita diferença na vida de vocês”, enfatizou.

22 mulheres receberam certificado do curso (Foto: Nayara Carvalho)

Pesquisa
Uma pesquisa realizada com o público atendido pela Política de Assistência Social no município de Poços de Caldas identificou que a maioria das famílias atendidas é chefiada por mulheres e que 67% delas estão desempregadas ou em condições de subemprego. “O curso nasceu da demanda identificada junto às famílias atendidas nos CRAS e é com muita alegria que estamos hoje formando a primeira turma do Poços Promove Mulher. Parabenizamos especialmente as mulheres que aceitaram o desafio de olhar para si, de ter um espaço de escuta. O principal objetivo do Poços Promove é o desenvolvimento. Mais que a preparação para o mercado de trabalho, é a preparação para a vida”, avalia a coordenadora de Proteção Social Básica, Andréia Achel.

Muito emocionada, a formanda Jemima Luciana da Silveira Borges levou a pequena Ana Paula à solenidade (Foto: Nayara Carvalho)

No curso, foram trabalhados temas como autoconhecimento e autoestima, papel social da mulher, comportamentos essenciais no ambiente de trabalho, elaboração de currículos, participação em entrevista, noções de informática e elaboração de um projeto de vida.As aulas foram realizadas na Faculdade Pitágoras, às terças-feiras, com uma turma na parte da manhã e outra no período da tarde.

“Foi muito emocionante fazer o curso. Eu achava que estava preparada para o mercado de trabalho, mas, na verdade, não estava. Fui aprendendo, me capacitando e, hoje, sim, eu estou preparada profissionalmente, pessoalmente e na minha vida social. O curso me proporcionou a confiança que eu preciso para demonstrar para os meus empregadores e me inserir no mercado de trabalho”, destaca a aluna Jemima Luciana da Silveira Borges.

Nesta primeira turma, 22 mulheres concluíram o percurso formativo e receberam o certificado. “Sabemos como é difícil para a mulher deixar a família, os compromissos, os filhos. Estou muito orgulhosa das participantes que persistiram, superaram todos esses desafios e estão aqui hoje cumprindo esse momento importante. Desejo todo o sucesso na carreira profissional e na vida pessoal também”, destacou a facilitadora responsável pelo projeto, Patrícia Cristine Rodrigues.

Secretária de Promoção Social destacou a relevância do projeto e agradeceu aos parceiros Danone e Pitágoras

Empresa socialmente responsável
O prefeito Sérgio Azevedo e a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, entregaram um certificado de empresa socialmente responsável aos representantes da Danone e da Faculdade Pitágoras, parcerias no programa Poços Promove Jovem.

“Temos muita gratidão pela Danone por ter abraçado o projeto dessa forma e pela Faculdade Pitágoras, por ter proporcionado o espaço adequado para as atividades, acreditando na nossa aposta de transformação e desenvolvimento. Para muitas mulheres, inicia-se hoje aqui uma nova vida como protagonistas de suas próprias histórias. Isso é muito significativo”, ressaltou a secretária Luzia Teixeira Martins.

“Agradeço em nome da Faculdade Pitágoras, que apoia e acredita neste projeto. A faculdade está aberta, à disposição e na torcida para que essas mulheres tenham o sucesso que almejaram quando decidiram participar do curso”, afirmou a coordenadora acadêmica da Faculdade Pitágoras, Profª. Drª. Renata Pamplim.

Confira as imagens do evento registradas pela fotógrafa Nayara Carvalho: