Programação cultural da Festa de São Benedito está mantida

(Foto: Arquivo)

Apesar da não realização da tradicional Festa de São Benedito, nos moldes como acontecia antes da pandemia da Covid-19, a programação cultural da festa, que inclui a celebração do Dia de Santa Cruz, a retirada dos caiapós do mato e os festejos solenes do dia 13 de maio, está mantida pela Associação dos Ternos de Congos e Caiapós e pela Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

A Secult vem dialogando com a Associação dos Ternos de Congos e Caiapós e a primeira reunião sobre a participação dos grupos de cultura popular nos festejos de maio foi realizada no dia 28 de fevereiro. Novo encontro acontece na noite desta segunda-feira (28), no Espaço Cultural da Urca, com representantes dos Ternos de Congos e Caiapós do município.

“A parte cultural da Festa de São Benedito está mantida, com o repasse dos subsídios à Associação dos Ternos de Congos e Caiapós, em conjunto com a programação religiosa”, informa o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra. “As tradicionais manifestações de fé, religiosidade e cultura popular da Festa de São Benedito se integram também ao Ano da Mineiridade, iniciativa lançada pelo Governo de Minas Gerais na última semana, no Palácio das Artes, com o objetivo de valorizar as características únicas do nosso estado”, completa o secretário.

(Foto: Arquivo)

Os detalhes da participação dos Ternos de Congos e Caiapós estão sendo definidos junto à Associação e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que já anunciou que está sendo preparada uma trezena e uma carreata em louvor a São Benedito.

“Lamentamos muito a não realização da festa, mas é importante poder manter a nossa tradição, com a nossa parte religiosa e cultural. Já são dois anos que nossas Congadas e Caiapós não saem nas ruas e isso nos deixa muito tristes. Este ano, mesmo sem a festa, poderemos sair cantando e louvando a São Benedito. Manteremos os dias de nossas manifestações e no dia 3/5 levantaremos nossos Mastros, no dia 11 tem a retirada dos Caiapós do Mato e no dia 13/5 a nossa Missa Conga e uma carreata, tudo com o apoio da Secult”, ressalta a presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Lilia Clementino.

No ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, foi lançado o documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós”, produzido pela Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas e pela Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Câmara Setorial de Cultura Popular do Conselho de Políticas Culturais e Coletivo Estamos Aqui – Projeto Curas.

Estão mantidos os seguintes festejos relacionados à Festa de São Benedito:

Dia de Santa Cruz – 3 de maio: anualmente, a 3 de maio, os Ternos de Congos realizam a cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo Santa Cruz, no bairro dos Funcionários, com a tradicional bênção dos mastros, seguindo em cortejo até a Igreja de São Benedito, onde os mastros são hasteados sob queima de fogos.

Retirada dos Caiapós do Mato – 11 de maio: tendo como cenário a Fonte dos Amores, aos pés da Serra de São Domingos, a Retirada dos Caiapós do Mato resgata o encontro entre negros e índios. Teatralmente, a retirada representa o encontro de um grupo de caiapós, remanescente de 1905 do bairro Vila Cruz, com os ternos de congo.

Missa Conga e procissão solene – 13 de maio: realizada sempre na manhã do feriado municipal, a Missa Conga é uma das principais demonstrações de devoção ao Santo Negro, assim como a procissão que marca oficialmente o encerramento da festa, no mesmo dia. Neste ano, será realizada uma carreata, com a participação dos Ternos de Congos e Caiapós.