Projeto 3ª Nota completa 10 anos com apresentações musicais nas instituições de atendimento à pessoa idosa

Primeira apresentação da edição 2022 do projeto 3ª Nota (Foto: Dani Alvisi)

O projeto 3ª Nota completa 10 anos de realização e volta a circular com apresentações musicais em entidades e instituições de atendimento à pessoa idosa de Poços de Caldas. Vila Vicentina Elvira Dias e Espaço Bem Viver receberam as primeiras apresentações do projeto na semana passada. O 3ª Nota é patrocinado pelo Departamento Municipal de Eletricidade (Grupo DME), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

3ª Nota é um projeto cultural idealizado pela cantora e compositora Nathália Diniz e tem o objetivo principal de levar canções populares que ficaram marcadas na história da música popular brasileira a idosos atendidos por instituições como asilos, abrigos e grupos de convivência.

As motivações, segundo Nathália, são promover a recuperação da memória musical afetiva, estimulando a saúde física e mental, elevando a autoestima e a vitalidade, deste público tão específico. “Preparamos um repertório especial e vamos ao encontro dos idosos como a vontade de minimizar os efeitos do isolamento social, principalmente dos que vivem em casas de repouso”, declara.

Nathalia Diniz, Tom Zé e Deivid Santos realizam o projeto desde 2012 (Foto: Dani Alvisi)

Para tanto, a cantora é acompanhada dos músicos Deivid Santos no violão e Tom Zé na percussão. Juntos eles executam um repertório que inclui clássicos da música popular brasileira como Beijinho Doce, Meu Primeiro Amor, Chalana, Ronda, Fita Amarela e tantos outros. “A lista de músicas foi sendo elaborada conforme os pedidos que íamos recebendo por parte dos idosos que nos assistiam, então essas canções estão na memória afetiva de todos e é lindo de ver como todos cantam e se alegram quando nos ouvem”, conta Nathalia.

Este ano o projeto passará por sete instituições para duas apresentações em cada uma delas. Na programação estão, além dos já citados, o Serviço de Obras Sociais – SOS, o Asilo Vinhas do Senhor, a Associação Metodista Ação Social – AMAS, o Lar dos Velhinhos da Sociedade São Vicente de Paulo e a Associação Damas da Caridade.

A primeira edição do 3ª Nota aconteceu em 2012, portanto o projeto está completando 10 anos de realização. Para celebrar uma década de existência ganhou uma cara nova nas artes e campanha criadas pelo designer gráfico Paulo Tothy e estabeleceu parceria com a Lavanda Cultural das produtoras e gestoras culturais, Dani Alvisi e Bibi Rodriguez, que assinam a produção e a gestão do projeto.

O 3ª Nota é patrocinado pelo Grupo DME, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, conta com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura, produção da Lavanda Cultural e realização do Governo de Minas Gerais.