Projeto amplia multiplicadores pela preservação da história de Poços

Reunidos em um salão do colégio Pelicano, cerca de 80 alunos do 1º ano, com idade entre 6 e 7 anos, participaram da aula de educação patrimonial, organizada por profissionais da prefeitura. A pedagoga Sônia Sanches começa perguntando. “- Quem já tomou banho nas Thermas Antônio Carlos?”. Poucos levantam a mão. “ – E quem já colocou as mãos na água do Fontanário da Praça dos Macacos? A maioria reconhece a experiência.

E é dessa forma, tentando mostrar que a cidade é deles, que eles vivenciam e precisam dar sentido às certas experiências, que o projeto cativa cada vez mais esses jovens multiplicadores da história de Poços. “Queremos conscientizar essa meninada sobre a importância do patrimônio histórico e consequente preservação da história de Poços para eles, e para as gerações futuras.”, explica Lícia Perote de Almeida,coordenadora da divisão de Patrimônio Construído e Tombado, da prefeitura municipal.

Fotografias atuais e antigas, dos mais diversos patrimônios históricos da cidade, como Fonte dos Amores, Thermas, Capela Santo Antônio e tantos outros, são mostradas, e a história de cada prédio ou cena, é contada e instigada . Curiosidades e dúvidas aparecem, e assim, eles apreendem mais e mais. O Livro do Tombo também foi apresentado a eles. Agora todos passaram a entender que o que é importante para a história da cidade fica registrado e é público. “ Eu aprendi que tombar não é só cair, tombamento é preservação da história, gostei de aprender tudo isso”, contou a menina Alice Vitória de Azevedo Vianna, 6 anos.

Durante a aula eles ainda montam quebra-cabeças com peças grandes, de imagens de determinados patrimônios históricos da cidade, e ouvem com atenção a explicação do porquê não podem subir em estátuas ou em monumentos. Na verdade, eles passam a cuidar da cidade de forma mais efetiva. “ Nossa proposta é sensibilizar, mudar o olhar da criança em relação a cidade em que ela vive.”, destacou a pedagoga Sônia Sanches.

O projeto de Educação Patrimonial atende a todas as faixas etárias. Escolas interessadas devem ligar para o 3697-2022 ou mandar um email para:  patrimoniopocosdecaldas@hotmail.com. “Essa aula veio de encontro com o nosso trabalho pedagógico. Fizemos passeios,contamos curiosidades e agora eles aprenderam ainda mais. Todos aqui entenderam mais da preservação da própria história.”, completou a professora do Pelicano, Michele Rocha de Oliveira.