Você está em:

Projeto Composição Ferroviária é habilitado para o Prêmio Nacional do Turismo 2019

Evento é realizado em Poços há seis anos

O projeto Composição Ferroviária, realizado em Poços de Caldas há seis anos, encerra 2019 com muitos motivos para comemorar. A iniciativa atinge a marca de 34 edições desde 2014, além de celebrar a expansão para mais duas cidades mineiras: Itaúna e São Lourenço. Pautado na preservação de dois grandes patrimônios culturais mineiros – a Música Popular Brasileira e a tradição do trem de ferro – o Composição Ferroviária é um ponto de convergência de um público selecionado pelo gosto musical, em média 800 pessoas por evento, gerando um grande impacto na cultura e no turismo das cidades, recebendo visitantes que se deslocam por até 300 km para prestigiar cada edição, vindos de São Paulo (capital e interior) e de diversas cidades de Minas Gerais.

Os dados positivos motivaram a habilitação do projeto no Prêmio Nacional do Turismo – Iniciativas de Destaque, promovido pelo Ministério do Turismo. Depois desta primeira triagem, o projeto passará a ser apreciado pelas Comissões Julgadoras que darão o resultado final das iniciativas premiadas em início de dezembro. “A etapa de habilitação foi baseada em critérios de documentação e relevância do projeto para a cidade e região onde ela está inserida, o que nos faz sentir quase premiados com a repercussão do nosso trabalho até aqui”, destaca o produtor do evento, Wolf Borges.

O Prêmio Nacional do Turismo 2019 – Iniciativas de Destaque, promovido pelo Ministério do Turismo e Conselho Nacional do Turismo, visa reconhecer e premiar iniciativas que contribuíram de forma significativa para o turismo brasileiro e que tenham sido implementadas por entes públicos, privados ou do terceiro setor nos últimos 24 meses.

A habilitação do projeto Composição Ferroviária se deu na categoria Produção Associada ao Turismo, que premiará ações que ampliem seus canais de comercialização, que integrem a produção local a produtos turísticos já existentes, ampliem a experiência do turista por meio da valorização da produção local ou, ainda, que valorizem a gastronomia, o artesanato e as manifestações artísticas locais.

Grandes nomes da música brasileira, considerados pilares de nossa cultura, já passaram pelo Composição Ferroviária, como Leny Andrade, Leila Pinheiro, Kleiton e Kledir, Os Cariocas, Tavito, Wagner Tiso, Renato Braz, Ná Ozzetti, Ceumar, sempre precedidos por aberturas com artistas locais que são bastante valorizados pelo projeto e que têm no Composição Ferroviária uma grande oportunidade de formação de público. O projeto gera ainda às cidades de Poços de Caldas, Itaúna e São Lourenço um reconhecimento como cidades que valorizam a arte e a cultura.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - s/n, Vila Olimpica, Poços de Caldas - 37704-355

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social