Projeto de recuperação da arborização será lançado neste sábado na área central

Projeto da rua Rio de Janeiro, mostra como será a intervenção na área central

Na manhã deste sábado (21), a partir das 8h00, acontece o lançamento do projeto de recuperação da arborização da área central. O prefeito, Sérgio Azevedo, acompanhará o plantio das primeiras espécies na rua Alagoas, no trecho entre as ruas Assis Figueiredo e Rio Grande do Sul.

Levantamento realizado em 2017, pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), apontou déficit aproximado de 600 árvores na área central. O cronograma prevê, ainda, o plantio de espécies nas vias do quadrante central, delimitado pelas ruas Pará e Expedicionários e Corrêa Neto e Padre Henry Mothon.

Na sequência, receberão intervenções as ruas Santa Catarina e Rio de Janeiro. A SMSP, responsável pelo programa, mantém como referência para as ações, o Plano Diretor de Arborização Urbana, recém-criado.

Serão plantadas espécies de pequeno e médio porte, porém, de grande impacto paisagístico e adaptadas ao clima da região. Entre elas, estão ipês de cores variadas, cerejeiras, resedas, hibiscos, quaresmeiras, araçá-pirango e calistemo. Todas as mudas, são produzidas pelo Horto Municipal ‘Armando Mendes’, de propriedade da prefeitura, observou.

Outras localidades

O plantio de espécies prossegue, paralelamente, em outras regiões, dentro do projeto “Nosso Bairro está de Volta”, que está arborizando vias, praças e parques infantis. Também estão sendo recuperadas áreas verdes e de preservação e, ainda, implantados pomares urbanos.

Benefícios

A arborização urbana, traz diversos benefícios para a vida da comunidade, porque proporciona melhoria na qualidade do ar, reduz ilhas de calor, o escoamento superficial das águas da chuva, atenua os efeitos da poluição sonora e visual, além de servir de abrigo e alimento para a avifauna. Também, traz efeitos positivos à composição paisagística, amenizando a sobrecarga de informações do ambiente, proporcionando, dessa forma, conforto psicológico às pessoas.