Iniciativa do Conservatório leva música instrumental para as unidades da Rede Municipal de Ensino
Transformar a educação musical nas escolas públicas da cidade. Essa é a grande missão do projeto Educa Música, uma iniciativa do Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As primeiras ações da iniciativa foram realizadas nesta quinta-feira (23), na Escola Municipal José Mamud Assan, no bairro Vila Rica, e no Centro de Educação Infantil Lápis de Cor, na Vila Cruz, ambos na região oeste da cidade.
Por meio da participação de alunos e professores do Conservatório, o projeto busca democratizar o acesso à música instrumental, levando a música para além das paredes do Conservatório, proporcionando aos alunos da Rede Municipal a oportunidade de aprender um instrumento musical e desenvolver habilidades musicais, além de utilizar a música como instrumento de inclusão social, combatendo a desigualdade e promovendo a cidadania.
A secretária municipal de Educação, Deborah Brianezi, destaca que o projeto é um investimento no futuro das crianças e jovens da nossa cidade, especialmente dos alunos matriculados nas 25 escolas e 50 unidades de Educação Infantil. “Sem dúvida, uma iniciativa desta natureza contribui de maneira fundamental na formação de cidadãos conscientes, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes. É um projeto que visa transformar vidas”, ressalta a secretária.
O Educa Música vai além do ensino de um instrumento musical. Ele proporciona aos alunos uma experiência única de aprendizado, contato com a cultura e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Mensalmente, duas unidades de ensino municipais serão contempladas.
“Acredito que esse é um dos papéis da música: transformar. Transformar um dia ruim em um dia bom, uma tristeza em alegria. Estamos todos muito emocionados no Conservatório por podermos acompanhar este projeto acontecendo nas escolas. Espero que seja uma semente que floresça e que dê muitos frutos”, enfatizou o coordenador do Conservatório, Gabriel Angeli.