Projeto leva cultura do Hip Hop ao CRAS do São José

“Cultura brasileira
Cultura guerreira
Cultura que eu nasci e honrarei a vida inteira
Não estou na brincadeira não
Cultura linda que vem do vulcão
Aprenda o valor
Que a cultura do hip hop espalha o amor
Em forma de poesia ou canção
O hip hop é união”.

A poesia do aluno Felipe, que já tem nome artístico – Brisa – é resultado do projeto A Viva-Cultura, desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro, no bairro São José. A iniciativa é uma das contempladas pelo edital de concessão de patrocínios da Secretaria Municipal de Promoção Social e tem como objetivo levar a cultura Hip Hop a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

O projeto atua como atividade complementar ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecido nos CRAS e nasceu da vontade de ensinar dos integrantes do Original Rocking Crew, grupo de breaking (dança de rua) que atua na cidade há pelo menos 12 anos. “Quando surgiu a oportunidade da Secretaria de Promoção Social, a gente colocou a ideia, que já era uma vontade antiga, no papel e o projeto foi aprovado”, conta Isabelle Gonçalves Bernardes, coordenadora de Comunicação do A-Viva Cultura.

O responsável pela iniciativa é Bruno Henrique de Freitas da Silva, que além de produtor executivo é também oficineiro, juntamente com Gabriel Schultz Mendes.

“O A-Viva Cultura é um projeto social que visa levar a cultura do hip hop para os CRAS de Poços de Caldas com aulas de Breaking e Rap. Hoje, acontece no CRAS Centro e prepara crianças, adolescentes e quem mais se sentir à vontade para participar com noções de ritmo, escrita, exercícios físicos e pensamentos com foco num futuro onde é possível ficar longe das drogas e do crime nas comunidades”, destaca Bruno.

As oficinas acontecem toda quarta-feira, de manhã e à tarde. “O projeto é sensacional. A procura é grande desde o início e a equipe trabalha também com educação popular. As crianças e adolescentes têm bastante liberdade para se expressar e criar”, avalia a assistente social do CRAS Centro, Stela Malaquias Justiniano.

Com o lema “O respeito de um por um faz a paz prevalecer”, o A Viva-Cultura atua na descentralização dos movimentos culturais, levando intervenções artísticas e educação e cultura a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A missão do projeto é levar a cultura do Hip Hop aos jovens de baixa renda para que possam melhorar sua perspectiva sobre a vida, sendo referência para os jovens e também para outros educadores sociais.

Projetos socioassistenciais patrocinados
Este é o primeiro ano em que projetos voltados para os públicos atendidos pela Secretaria Municipal de Promoção Social foram beneficiados por meio de chamada pública da Prefeitura, que substituiu a modalidade Patrocínio Direto pelo DME, atendendo a exigências legais. Foram 57 projetos inscritos, sendo 12 iniciativas contempladas para execução em 2019, com investimento total de R$ 200 mil, beneficiando crianças, adolescentes, adultos e idosos.

“É com muita alegria que efetivamos esta conquista, ampliando os serviços oferecidos aos nossos usuários. Acompanhamos de perto a execução das iniciativas e é possível observar os resultados práticos na vida das pessoas beneficiadas, com especial atenção para as crianças e adolescentes”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

Serviço
A Viva-Cultura – oficinas de Hip Hop para crianças a partir de 10 anos, adolescentes e jovens
Data: toda quarta-feira
Local: CRAS Centro – Rua José Augusto de Carvalho, 563 – São José
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Telefone de contato: 3697-2240
Mais informações Facebook A-Viva Cultura Instagram @culturaaviva.