Você está em:

Projeto visa à segurança dos trabalhadores de materiais recicláveis em tempos da Covid 19

Os grupos estão recebendo orientações sobre prevenção contra a Covid 19 e a necessidade da higienização correta do corpo e EPIs

A segurança e a prevenção à saúde dos trabalhadores das cooperativas e associações de materiais recicláveis, nesse momento de pandemia da Covid 19, estão sendo temas de rodas de conversas promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), em parceria com a Unifal – Universidade Federal de Alfenas, e o Instituto Arvorecer.

O projeto teve início, neste mês de maio, com encontros com integrantes da Copersul e Assosul. Nova data será agendada para a reunião com a Ação reciclar, quanto esta retomar as atividades. A cooperativa sofreu incêndio de grandes proporções, no início de abril, que destruiu quatro toneladas de materiais recicláveis.

A Engenheira Ambiental, Isis Alves, coordenadora da Divisão de Zeladoria Oeste da SMSP, informa que o intuito das mobilizações é cuidar da qualidade de vida, saúde e segurança dos cooperados e associados, buscando conter também a disseminação do coronavirus. Segundo ela, os grupos estão recebendo orientações sobre formas de prevenção contra a doença, como a necessidade da higienização corporal, utilização e limpeza correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e, ainda, a importância da boa desinfecção do local de trabalho, dos vestiários, refeitórios e, inclusive, veículos.

“O intuito dos encontros é

cuidar da qualidade de vida,

saúde e segurança dos cooperados

e associados, buscando conter

também a disseminação do coronavirus”.

Isis comenta que as rodas de conversas são realizadas, com os participantes utilizando máscaras e respeitando o distanciamento entre eles, conforme determinação dos órgãos de saúdes. A coordenadora diz, ainda, que o projeto conta com apoio das secretarias municipais de Obras e Saúde. O secretário-adjunto de Obras, José Benedito Damião, e o coordenador da Divisão de Zeladoria da Região Sul, Plauto Coelho, têm participado dos encontros.

O projeto teve início, com encontros na Copersul e na Assosul. Nova reunião será marcada com o pessoal da Ação Reciclar

A professora, Adriana Imperador, doutora em Biologia e integrante do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifal-Poços, que também participa do projeto, diz que foram disponibilizadas aos trabalhadores da Copersul e da Assosul, orientações importantes sobre a Covid 19, principalmente no que diz respeito às formas de prevenção, como higienização das mãos com água e sabão, ou álcool gel 70%, e a utilização correta de EPIs.

 

 

Adriana ressalta, ainda, que no encontro com os trabalhadores, do qual participou a aluna de Doutorado da Unifal, Ligia Tambasco Masteghin, foram repassadas também outras informações sobre a forma de contágio pela Covid 19, conceito de pandemia, a origem do vírus, os principais sintomas da doença e o momento apropriado de buscar auxílio médico.

 

Quarentena na triagem

Isis Alves, acrescenta que, em função do momento de pandemia pela Covid 19, as operações das cooperativas e associações de materiais recicláveis sofreram alterações e os objetos recolhidos aos galpões só entram em fase de triagem após cinco dias, no mínimo, permanecendo tudo em período de quarentena, sem manuseio, conforme recomendações do Plano de Contingenciamento de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana do Município de Poços de Caldas. A medida acompanha às orientações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, que considera esse o tempo mínimo permitido para dar maior segurança aos trabalhadores e não contraírem ao vírus.

 

Descarte de máscaras
Adriana Imperador, que integra o grupo de educação ambiental ‘Pé de Água’, formado por pesquisadores, observa que em razão da Covid 19 muitas máscaras estão sendo descartadas de forma incorreta no lixo doméstico, junto com outros objetos. A bióloga lembra, que dessa forma se coloca em risco à saúde dos trabalhadores que manuseiam esse tipo de material. Em razão disso, a professora solicita que a população colabore, colocando as máscaras junto com o lixo do banheiro, porém, separadas dentro de um outro saquinho e escrito ‘descartável’.

A iniciativa junto às cooperativas acontece por meio de parceria da Prefeitura com a Unifal e o Instituto Arvorecer.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social