Você está em:

Projetos para 2020 são apresentados em capacitação da Saúde

Projetos serão desenvolvidos a partir de março, dentro de capacitação oferecida pelo Hospital Sírio-Libanês

As novas diretrizes curriculares de cursos de Saúde colocam a Rede SUS como espaço preferencial para o estágio de alunos da área. Trata-se de uma mudança importante, significativa, mas que exige preparo de todos os envolvidos. Dentro deste cuidado, cursos de Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência e de Especialização em Preceptoria no SUS estão sendo oferecidos em Poços, desde maio.

O preceptor é o profissional da área de saúde, atuante nas unidades de saúde e que supervisiona a prática dos estudantes estagiários e residentes. O preceptor pode ser considerado um elo entre o professor e o aluno, neste processo de ensino-aprendizagem-atendimento. “Este projeto evidencia a importância do SUS no contexto da saúde no Brasil. O SUS é o maior programa de saúde pública do mundo e esta valorização é necessária e justa. Formar mão de obra que chegue ao mercado de trabalho com este olhar e que queira trabalhar neste sistema é primordial, dentro desta busca constante por qualidade e humanização”, avaliou o secretário de Saúde Carlos Mosconi.

Como parte da programação dos cursos, nesta quarta, 11, foi realizado no auditório da PUC Poços, o 1º Encontro do Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS – DGPSUS. “O propósito deste evento é o de apresentar os projetos de intervenção desenvolvidos pelos participantes dos cursos, além de assegurar parcerias de apoio para estas execuções, já olhando para o ano de 2020. Estou adorando estar em Poços de Caldas. Volto sempre com a bagagem cheia de muito aprendizado”, comentou Daniel Freire Nordi, docente do Hospital Sírio-Libanês.

Projetos

Após a apresentação dos projetos, discussão seguiu em grupos de trabalho

O secretário adjunto de Saúde acompanhou a apresentação dos projetos e as discussões nos grupos de trabalho. “O que está acontecendo aqui só vem a engrandecer a nossa discussão e a nossa visão a respeito da reorganização da nossa Rede, com a valorização de cada etapa, desde o ensino, até a prestação dos serviços. Agradecemos ao Hospital Sírio-Libanês, à parceria com o Ministério da Saúde e a todas as instituições participantes deste trabalho que só traz benefícios, para os estudantes que em breve serão profissionais da Saúde, para os profissionais que já atuam na nossa Rede e para a população atendida”, disse Flávio Togni de Lima e Silva.

Além da Secretaria Municipal de Saúde, também participam da execução dos projetos, a faculdade Pitágoras, a PUC Minas e o Hospital Santa Casa. Enfermeiros, médicos, dentistas, fisioterapeutas e gestores propõem ações que visam a implantação de educação permanente para o exercício da preceptoria, com definição do papel e campo de atuação dos preceptores dos programas de estágio/residência.

Paralelo a este trabalho e também com o intuito de organizar as práticas de estágios nas unidades de saúde, a Secretaria de Saúde trabalha para a formalização do COAPES – Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde. Trata-se de um conjunto de diretrizes dos Ministérios da Saúde e da Educação, que visa promover processos participativos de construção da formação e desenvolvimento profissional no SUS e para o SUS. A primeira reunião dentro desta iniciativa, foi realizada no final de novembro, com a participação de representantes dos Hospitais Santa Casa e Santa Lúcia e das instituições de ensino PUC e Pitágoras.

Capacitação Sírio-Libanês

A ação é voltada para localidades que possuem atividades de residência multiprofissional, em enfermagem ou em medicina, por exemplo e faz parte do Proad – Projeto de Apoio Institucional ao Desenvolvimento do SUS, iniciativa do Ministério da Saúde, executada em parceria com hospitais e instituições de excelência. O Município participa como contrapartida, oferecendo auxílio na organização e na realização das atividades na cidade, por meio de apoio de equipes e estrutura física para os encontros. Poços recebe as capacitações desde 2017, no entanto, esta é a primeira vez que o trabalho inclui projetos de intervenção a serem executados no município. Os cursos são viabilizados por meio de parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Poços; do CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde; CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde; Ministério da Saúde; Hospital Sírio-Libanês e das instituições de ensino participantes.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - 1677, Bortolan, Poços de Caldas - 37704-722

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação