Promoção Social intensifica campanha “Poços não dá esmolas. Oferece Atendimento!”

A Secretaria Municipal de Promoção Social está intensificando as ações da campanha “‘Poços não dá esmolas. Oferece Atendimento!”. Neste final de semana, as equipes estarão na Rua Assis Figueiredo, centro comercial de Poços de Caldas, e na região do entorno da Igreja Matriz para orientar a população local e os turistas.

No sábado (13), das 13h às 17h, a ação será realizada na Rua Assis. Já no domingo (14), a mobilização acontece na Praça da Matriz, das 10h às 12h. “Esta fase da campanha visa não só conscientizar a comunidade a não dar esmola, mas também informar sobre os serviços oferecidos à população em situação de rua em Poços de Caldas”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins. “Queremos que as pessoas saibam porque Poços não dá esmolas e como oferecemos atendimento”, completa.

Além da distribuição de panfletos e orientação, a campanha conta ainda com peças de divulgação como cardoor, placas que estão sendo instaladas nos semáforos e adesivos distribuídos em diversos pontos da área central e nos estabelecimentos comerciais. A campanha foi desenvolvida pela Secretaria de Promoção Social, com apoio da ACIA e comerciantes da cidade.

Por que Poços não dá esmolas?
A esmola financia a permanência das pessoas na rua, estimulando a mendicância profissional, além do consumo de álcool e drogas. Isso impede que as pessoas acessem os serviços ofertados pelo município, que têm por objetivo oferecer oportunidades de reintegração social.

A população pode ajudar acionando a equipe de abordagem, que atende as pessoas em situação de rua 24 horas por dia. Basta ligar 156 ou 3697-2645. É feito o encaminhamento para o Centro POP, que garante os direitos básicos das pessoas em situação de rua, com alimentação, higiene, guarda de pertences, local para lavagem de roupas, oficinas, etc.

Há também atendimento especializado, com acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais, no sentido de entender as necessidades e os motivos que levaram a pessoa a viver na rua.

A equipe realiza ainda o encaminhamento aos abrigos, casas de passagem, albergues, incubadora social, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Consultório na Rua. No caso de migrantes, é feito o redirecionamento à cidade de origem.