Promoção Social orienta moradores e turistas durante o Carnaval

As equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social estão a postos para o Carnaval. Os profissionais vão atuar em campanhas de conscientização de moradores e turistas que visitam Poços de Caldas neste período de festas. As ações de orientação abrangem as campanhas “Poços não dá esmolas. Oferece Atendimento!” e o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes e de combate à violência contra a mulher.

As atividades têm início neste sábado, na blitz receptiva do Pórtico, a partir das 10h, com a distribuição de folders diversos. Em relação ao combate ao trabalho infantil e à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Promoção Social atua na prevenção, com trabalho informativo junto aos pais e responsáveis e sensibilização da população em geral, para identificação de crianças e adolescentes em situação de risco. A população pode ajudar denunciando casos de trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A forma mais rápida é pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100.

Para atuar na prevenção dos casos de violência contra a mulher, o município conta com a Rede da Mulher e Gêneros, que realiza também um trabalho de divulgação dos serviços oferecidos às vítimas e suas formas de acesso, com foco na conscientização de mulheres e agressores. As denúncias sobre casos de violência podem ser feitas pelo Disque 100; Central de Atendimento à Mulher – Disque 180; CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – 3697-2626; e Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar – 2101-1955 ou 190.

Poços não dá esmolas
Durante todos os dias de Carnaval, haverá blitz da campanha “Poços não dá esmolas. Oferece Atendimento!”. No domingo, dia 23, as equipes estarão na região da Praça da Matriz, das 10h às 12h. Já na segunda-feira, dia 24, os profissionais estarão na região da ruas Prefeito Chagas e Assis Figueiredo, também das 10h às 12h. Na terça (25), as equipes se reúnem em frente ao prédio central da Prefeitura, no mesmo horário.

A campanha “Poços não dá esmolas. Oferece Atendimento!” visa orientar moradores e turistas a não dar esmola, já que esse ato financia a permanência das pessoas na rua, estimulando a mendicância profissional, além do consumo de álcool e drogas. Isso impede que as pessoas acessem os serviços ofertados pelo município, que têm por objetivo oferecer oportunidades de reintegração social.

Além da distribuição de panfletos e orientação, a campanha conta ainda com peças de divulgação como cardoor, placas instaladas nos semáforos e adesivos distribuídos em diversos pontos da área central e nos estabelecimentos comerciais. A campanha foi desenvolvida pela Secretaria de Promoção Social, com apoio da ACIA e comerciantes da cidade para orientar a população local e os turistas.