Promoção Social realiza campanhas de conscientização durante o Carnaval

As equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social vão atuar em duas frentes durante o período de Carnaval, nas campanhas “Poços não dá esmolas” e de combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações de orientação têm início ainda nesta sexta-feira (1o) e vão até a terça-feira, em diversos pontos da cidade.

Em relação ao combate ao trabalho infantil e à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Promoção Social atua na prevenção, com trabalho informativo junto aos pais e responsáveis e sensibilização da população em geral, para identificação de crianças e adolescentes em situação de risco. A população pode ajudar denunciando casos de trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A forma mais rápida é pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100. As denúncias podem ser feitas ainda nos Conselhos Tutelares (3697-2185/3712-0726).

A Prefeitura está intensificando também a campanha “Poços não dá esmolas. Oferece Atendimento!”, que visa orientar moradores e turistas a não dar esmola, que acaba por funcionar como um meio de manter as pessoas em situação de rua. Ao se deparar com uma pessoa pedindo dinheiro ou qualquer outra ajuda, o correto é acionar o serviço de Abordagem Social, uma equipe especializada e capacitada que faz o contato com os pedintes ou pessoas em situação de rua. A equipe oferta os serviços disponíveis na rede de atendimento, de acordo com a necessidade de cada caso. A pessoa é encaminhada para o Centro POP, para uma das instituições parceiras, como casas de passagem e abrigos ou para os demais serviços da rede. A população pode acionar o Serviço de Abordagem pelos telefones 156 ou 3697-2645, com funcionamento 24 horas, inclusive nos feriados.

Nesta sexta-feira (1o), as equipes estarão na Rua Assis Figueiredo, esquina com Prefeito Chagas, até 17h. No sábado (2), das 10h às 12h, os servidores participam da blitz receptiva, no Pórtico, e das 15h às 17h, o trabalho continua na Rua Assis. No domingo (3), as equipes ocupam a Praça da Matriz, das 10h às 12h e a Praça Pedro Sanches e adjacências, das 15h às 17h. Na segunda-feira, o serviço de orientação e conscientização ficará a cargo da instituição Ágape e de seus voluntários. Já na terça-feira de Carnaval, das 15h às 17h, a campanha ocorre na Praça dos Macacos, um dos principais locais de concentração de foliões da cidade.