Psicologia Positiva e o Pós COVID-19 é tema de palestra para servidores da saúde

Com o intuito de dar apoio aos profissionais de saúde que trabalharam durante a pandemia da COVID-19, o setor de educação permanente da Secretaria de Saúde tem realizado uma série de momentos para troca de experiências e amparo dos profissionais.

Nesta quinta-feira (14), foi realizada uma palestra com o tema: “Psicologia Positiva e o Pós COVID-19: resgatando as potências diante das adversidades”. A pandemia influenciou muito a saúde mental, principalmente nos profissionais que atuaram na linha de frete. Quadros de ansiedade, transtornos de estresse pós-traumático e depressão, tem sido relatos frequentes dos profissionais.

A Psicóloga, Horrana Chanelly Baptista, falou que as palestras promovidas pela coordenação de educação continuada na saúde são essenciais para os profissionais da área se atualizarem sobre as principais tendências na atuação profissional e a estudos publicados mais recentes. “A palestra sobre o pós COVID-19 aplicado dentro da perspectiva da psicologia positiva foi importante para ressaltar o desenvolvimento de aspectos e características pessoais que podem proporcionar uma boa adaptação mediante a apresentação de conflitos e problemas, melhorando a sensação de bem-estar e contribuindo para a manutenção da saúde mental. Também é importante ressaltar o quanto esses eventos são importantes para ampliar discussões no âmbito da saúde pública municipal”, finalizou.

O Assistente Social, Rafael Vitor Amâncio Franklin, destacou que os espaços de educação continuada devem continuar contribuindo para a formação e crítica dos profissionais que estão no seu dia dia servindo a população. “É fundamental além de agregar conhecimentos aos profissionais, existir uma troca de experiências. A temática resgatando as potências diante das adversidades, traz uma reflexão em relação a ferramentas simples capazes de alterar a visão profissional, bem como, dos usuários que enfrentam emoções negativas, principalmente neste período de pandemia. São possibilidades de entender e viver a realidade social, mas, ao mesmo tempo, encontrar padrões de adaptação positiva em contexto e adversidade e riscos significativos.”

Palestra foi realizada remotamente.