
Foto Dani Alvisi/Acervo Secult
Foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira, 8 de dezembro, o resultado do Edital Especial Secult nº 11/2020 – Ações Culturais Emergenciais/Cultura Popular. Foram 29 propostas inscritas, das quais foram aprovadas as 14 que mais atenderam aos critérios do edital, de acordo com os recursos orçamentários previstos.
Foram 12 propostas não selecionadas e três inabilitadas por estarem em desacordo com o edital. Os responsáveis pelas propostas selecionadas deverão apresentar a documentação básica exigida, a partir de comunicação da equipe da Secretaria Municipal de Cultura.
O edital de Cultura Popular tem por objetivo fomentar a produção cultural de artistas e fazedores culturais locais neste momento de grave crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus e encerra as ações culturais emergenciais disponibilizadas pelo município, totalizando R$ 280 mil.
“Neste edital foram priorizadas as ações que contam com o protagonismo dos fazedores e fazedoras com atuação na área da cultura popular, além das ações afirmativas para mulheres, pessoas de diferente identidade de gênero, negros e indígenas”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
O edital de Cultura Popular foi elaborado pela Secult, com estreita colaboração do Conselho Municipal de Política Cultural e Coletivo Estamos Aqui, que apresentaram sugestões para aplicação de recursos emergenciais para esta área cultural, considerando a necessidade de preservação, manutenção e estruturação de ações voltadas aos fazedores de cultura que, através dos seus modos de vida, garantem a perpetuação dos universos culturais, seus conhecimentos e técnicas.
A Portaria Secult nº 35/2020, que contém o resultado do Edital, está disponível na edição 586 do Diário Oficial do município.