Rasgacêro exibe filme ‘Um Boi Bem + Brasileiro’ em escolas públicas municipais

Ação é parte do projeto do grupo de descentralizar e democratizar o acesso a cultura feita em Poços de Caldas

(Foto: Dani Alvisi)

Com início nesta terça-feira (5), o Grupo Rasgacêro faz exibição gratuita do filme “Um Boi Bem + Brasileiro” em seis escolas municipais de Poços de Caldas, além cinco videoaulas com a temática dos folclóricos Autos de Bois, gravados em 2020 e também dos vídeos dos espetáculos Prana, musical circense do Rasgacêro e Mió Boi do Mundo, da Cia Máscaras Vivas.

“Essa parte educativa do projeto, que tem como objetivo envolver tanto estudantes da rede pública, como pessoas da sociedade civil, de modo geral, no universo das artes, mostrando como a cultura pode ser uma ferramenta potente, sobretudo nestes tempos difíceis de pandemia que vivemos”, disse Ricardo Malabi.

Foi, com o uso da economia criativa e do empreendedorismo cultural do grupo Rasgacêro que o filme foi gravado em 2020, usando como cenário o Teatro Benigno Gaiga e contou com a participação de artistas de Poços e direção de Rodrigo Robleño, que uniu as linguagens do teatro e do cinema em um único projeto, já disponível nas plataformas digitais do grupo.

(Foto: Dani Alvisi)

Além da exibição do filme nas escolas, durante o mês de setembro, o Rasgacêro exibiu o filme em dois lares para idosos e na Casa de Passagem Trilhar.

O encerramento do projeto será com a exibição do filme no centro de Poços de Caldas, aberta ao público, durante as comemorações do aniversário de 149 anos da cidade.

Vale destacar que este projeto foi viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, conta com o patrocínio do Departamento Municipal de Energia (DME) e apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação de Poços de Caldas. Realização Governo de Minas Gerais -Governo Diferente Estado Eficiente.

Na ficha técnica do projeto estão, na coordenação geral, Ricardo Valias. Na direção, Rodrigo Robleño. Na produção, Bibi Rodriguez e Dani Alvisi, que também assina as fotografias. Na assistência de produção, Carol Carmelito. Na assessoria de imprensa, Jéssica Balbino. A gestão é da Mixiricar-te Cultural.

Serviço – O público pode acompanhar o trabalho do Rasgacêro através do site: www.rasgacero.com.br e também das redes pelo instagram: https://www.instagram.com/rasgacero/ e também pelo Youtube: https://www.youtube.com/user/Rasgacero.