Rede Municipal de Ensino realiza Avaliação Diagnóstica para estudantes do 2º ao 9º ano

As avaliações estão sendo aplicadas nas 25 escolas da Rede Municipal de Ensino

Estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal estão realizando nos dias 23 e 24 de março, a Avaliação Diagnóstica 2022. As avaliações estão sendo aplicadas nas 25 unidades escolares municipais para os estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Neste nível de ensino, são 10.458 estudantes matriculados.

A avaliação diagnóstica é um instrumento para os educadores e estudantes que torna a construção do conhecimento um processo eficaz e personalizado ao considerar e respeitar as individualidades. As provas de Língua Portuguesa foram aplicadas na última quarta-feira (23) e as avaliações de matemática acontecem nesta quinta-feira (24).

10.458 estudantes devem realizar a Avaliação Diagnóstica

Essa avaliação tem por objetivo realizar um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal para obter análises precisas e detalhadas das competências, habilidades e conteúdos prioritários em cada ano escolar e coletar subsídios para a elaboração dos Planos de Intervenção Pedagógica das unidades escolares e de políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação.

A aplicação da Avaliação Diagnóstica 2022 foi organizada pela Seção de Ensino Fundamental, Médio e Especial da SME.

“A Avaliação Diagnóstica é um instrumento pedagógico muito importante, que ganhou ainda mais relevância agora, com o retorno das aulas presenciais, após quase dois anos de ensino remoto. A partir desses resultados, a escola poderá desenvolver planos de intervenção que levem em consideração as reais necessidades de aprendizagem de cada estudante. Além disso, a avaliação é uma ferramenta importante na elaboração das políticas educacionais em âmbito municipal”, destaca a Secretária Municipal de Educação, professora Maria Helena Braga.