Resultado do segundo LIRAA do ano é divulgado

As ações foram realizadas entre 25 e 29 de abril.

Durante o final do mês de abril, os Agentes de Combate às Endemias, da Vigilância Ambiental, visitaram 3.393 imóveis na área urbana de Poços, para a realização do LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Foram encontrados 52 focos positivos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunha em 42 imóveis (90% em residências e 10% em terrenos baldios), resultando em um Índice de Infestação Predial (IIP) de 1,2%.

Os maiores índices de infestação foram identificados nas regiões leste, com 32 focos e na região sul do município, onde foram encontrados 15 focos.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago falou sobre o resultado obtido. “ Este índice é considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde e é esperado nesta época do ano, devido as condições climáticas favoráveis.”

O LIRAa é realizado 4 vezes por ano, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

Casos em 2022

Neste ano, em Poços foram 54 casos notificados de dengue, 08 dechikungunya e nenhum de Zika. Sendo confirmado apenas 01 caso de chikungunya.

As visitas foram realizadas pelo Agentes de Combate às Endemias.

Ações

A divisão de Vigilância em Saúde Ambiental segue desenvolvendo suas atividades regulares de controle do mosquito Aedes aegypti, pelas equipes de Agentes de Combate às Endemias, com as seguintes ações:

•Visitas domiciliares bimestrais em todos os bairros da área urbana do município, com a eliminação de potenciais criadouros do mosquito, tratamento químico em depósitos de água quando necessário e orientação aos moradores quanto aos cuidados a serem tomados contra o vetor;

•Visitas quinzenais em Pontos Estratégicos, imóveis onde há concentração de depósitos do tipo preferencial para a desova da fêmea do Aedes aegypti ou especialmente vulneráveis a introdução do vetor, como cemitérios, indústrias, borracharias, ferros velhos, oficinas, entre outros;

•Supervisões de campo das visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias;

•Mutirões de limpeza em imóveis considerados de risco pelo grande acúmulo de materiais inservíveis, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos;

Mais de 3 mil crianças foram contempladas com ações educativas da Vigilância Ambiental.

•Atividades de bloqueio de transmissão nas localidades dos casos suspeitos de arboviroses;

•Atendimento de denúncias registradas através da Ouvidoria da Saúde, relacionadas a situações de risco de criadouros do mosquito;

•Atividades de educação em saúde e mobilização social nas escolas públicas do município em parceria com a Secretaria Municipal de Educação;

•Aquisição de insumos estratégicos como matérias, uniformes e EPI’s para o desenvolvimento dos trabalhos;

Casos que mereçam a visita dos agentes de endemias podem ser registrados na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324. O atendimento com ligação gratuita, é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental, que é o 3697-5977.

Vale lembrar que os agentes trabalham identificados com uniforme e/ou colete e também portam crachá que pode ter a apresentação solicitada pelo morador, no ato da visita. Caso a pessoa tenha receio em receber o agente de endemias por dúvidas a respeito da sua identidade, o ideal é entrar em contato com a Ouvidoria ou diretamente com a Vigilância Ambiental, pelo 3697-5977.