Retirada dos Caiapós da Mata: compartilhamento e igualdade na Festa de São Benedito

Os caiapós já se juntaram às celebrações dos Festejos de São Benedito em Poços de Caldas. Foram chamados pelos Ternos de Congos e, avisados pela buzina de chifre, já sabem que é tempo de dança. A tradicionalíssima Retirada dos Caiapós da Mata, na Fonte dos Amores, foi acompanhada pelo público, na tarde desta quarta-feira, 11 de maio, depois de dois anos pandêmicos.

O potente e simbólico encontro entre negros e índios – silenciosa cerimônia de estranhamento e acolhida – compõe a tríade da programação cultural da Festa de São Benedito. Figura central é Ailton Santana, Mestre Bucha, que narra aos presentes a cena que estás prestes a acontecer.

No meio da mata, os caiapós estão escondidos, em honra aos donos primeiros desta terra, desde antes de Santa Cruz. Se camuflam entre as árvores, se unem à paisagem, em total comunhão com a natureza. As crianças caiapós brincam. O negro traz o fogo que assusta, mas também aquece e, no final do embate, o momento mais esperado: o cacique dos Caiapós, Eduardo Ramos, recebe a coroa do Rei Congo que, em troca, ganha o cocar, símbolo maior dos Caiapós. “Essa troca significa igualdade”, conta Mestre Bucha.

A história representada relembra o momento em que os negros, em retribuição à acolhida dos índios durante suas fugas, vão até a mata para convidá-los para a Festa de São Benedito. A celebração é um dos momentos mais emocionantes e significativos da programação cultural da Festa de São Benedito.

Após a “retirada”, os Caiapós vão à frente do cortejo, com seus arcos, flechas e espadas de pau, que batem para marcar o ritmo, seguidos pelos Ternos de Congos, enchendo de vida a tarde fria de outono pelas ruas centrais da cidade, até a Capela de São Benedito, palco maior dos festejos de São Benedito.

Dia do Caiapó
Este 11 de maio foi ainda mais especial porque, pela primeira vez, Poços de Caldas celebrou o Dia do Caiapó, data instituída por meio da Lei 9.490, de 6 de outubro de 2021, como forma de valorização da cultura popular e da memória de um de seus maiores expoentes, Seu Pedro Caiapó.

Pedro Antônio Ramos – Pedro Caiapó – nasceu em 28 de dezembro de 1931 e faleceu em Poços de Caldas, no dia 15 de dezembro de 2013. Foi Tuxaua ou Morubichaba (chefe temporal) do Grupo de Caiapós por 40 anos e a tradição vem sendo lindamente mantida por sua família desde então.

Além da tradicional Retirada dos Caiapós da Mata, na Fonte dos Amores, uma programação especial foi preparada para celebrar o Dia do Caiapó, incluindo almoço para os integrantes do Grupo de Caiapós e Ternos de Congos e missa especial na Capela de São Benedito.

“Momento ímpar de emoção e reencontro, quando a cultura popular de Poços de Caldas mostra toda a força de sua tradição. Fé e devoção se entrelaçam, assim como negros e índios se dão as mãos nesta fantástica representação”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

A Retirada dos Caiapós da Mata integra a programação cultural da Festa de São Benedito, junto ao Dia de Santa Cruz (3 de maio) e às celebrações de 13 de maio, que incluem a Missa Solene e a procissão. Cabe ressaltar que 13 de maio é feriado municipal, portanto não haverá expediente na Prefeitura na próxima sexta-feira, funcionando somente os serviços essenciais.