Reunião da CIB manifesta apoio ao Hospital Santa Lúcia

A reunião aconteceu durante a manhã e o início da tarde de ontem.

Na última quarta-feira (06), aconteceu a 172ª reunião una da Câmara Técnica e Plenário/Ordinária da CIB – Comissão de Intergestores Bipartite – Macro Sul.

Na reunião estiveram presentes representantes das cidades que compõem a macrorregião sul, perfazendo mais de 50 cidades.

Entre as pautas da reunião estavam assuntos importantes como o fluxo de oncologia e a implantação do Valora Minas, que é uma Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Geras, que regulamenta que somente Hospitais Filantrópicos podem prestar atendimento de urgência e emergência.

Em Poços, o Hospital Santa Lúcia da rede privada presta esse serviço há 11 anos e atende os pacientes do SUS que sofreram derrame e infarto. Com a implantação do Valora Minas no Estado, o Hospital do Coração perderia o credenciamento e não seria a porta de entrada para urgência e emergência.

O Secretário de Saúde e relator da constituinte, Carlos Mosconi explica que não há razões para o descredenciamento do hospital. “O Artigo 199 da constituição de 88, permite que a iniciativa privada dê assistência a saúde. Portanto não há razão legal para o descredenciamento, se não puder ser pelo incentivo, pode ser através de um contrato ou convênio.”

Durante a reunião a decisão foi unânime de que o Hospital Santa Lúcia não deve perder o credenciamento, pois presta um serviço de qualidade com agilidade a todas as cidades que compões nossa macrorregião.

O Secretário destacou que deve prevalecer a assistência adequada e de qualidade aos pacientes cardíacos. A região mostrou união e defendeu seu interesse e a segurança dos pacientes cardíacos, mantendo o atendimento completo do Hospital Santa Lúcia. Nós concordamos com o projeto da Secretaria de Estado de Saúde, entendemos que o Valora Minas tem qualidade e poderá ser de grande utilidade inclusive, para o Hospital Santa Casa de Poços de Caldas. Espero que ele prevaleça, sem no entanto, retirar o serviço de excelência prestado aos pacientes cardíacos pelo ambulatório do Hospital Santa Lúcia.”

O Secretário de Saúde, a Secretária Adjunta e a Diretora de Controle e Avaliação representaram Poços.