Você está em:

Reunião inicia formação de convênios para estágio nas unidades de saúde

Primeira reunião foi realizada na tarde desta terça, 26

Poços se transformou em uma cidade universitária, com a abertura de instituições e a vinda de novos cursos. As unidades de saúde do município representam importante campo de estágio para estudantes de diversos cursos, como Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Medicina, entre outros. Com o intuito de organizar as práticas, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para a formalização do COAPES – Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde. O conjunto de diretrizes dos Ministérios da Saúde e da Educação, visa promover processos participativos de construção da formação e desenvolvimento profissional no SUS e para o SUS. “O nosso campo de estágio cresceu muito em Poços e hoje, podemos afirmar que em todos os setores da Saúde, temos oportunidades para os estudantes. Este crescimento pede uma organização maior, uma normatização e é esse o objetivo do COAPES que a gente inicia”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

Na tarde desta terça, 26, uma reunião foi realizada na Associação Médica de Poços, com o intuito de apresentar a proposta e iniciar o desenho do Contrato Organizativo. Compareceram os coordenadores de diversos setores da Secretaria de Saúde, além de representantes dos Hospitais Santa Casa e Santa Lúcia e das instituições de ensino PUC e Pitágoras. Outras instituições de ensino e também o Conselho Municipal de Saúde foram convidados, mas não compareceram a este primeiro encontro. “Os trabalhos do COAPES continuam, nós teremos outras reuniões e reforçaremos o convite para a participação de todos os interessados neste processo. É muito importante que todos participem desta etapa de desenho das estratégias que visam construir e fortalecer as práticas de integração ensino-serviço-comunidade”, ressaltou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Delimitar o território do COAPES, convocar os atores para a pactuação, elaborar planejamento inicial da integração ensino-serviço, definir os cenários prática, elaborar o plano de contrapartida, constituir o comitê gestor local do COAPES, assinar e formalizar o contrato, além de pactuar os planos de atividades de cada serviço, são as etapas que compõem o trabalho. “É muito importante aproveitar este momento, pois estes diálogos locais são essenciais nesta construção. Ser campo de estágio em diferentes áreas traz benefícios para os nossos atendimentos, traz benefícios para a formação destes estudantes, gera interesse pelo trabalho no SUS, gera integração e desenvolvimento profissional aos que já são trabalhadores do SUS e assim, toda a comunidade ganha”, finalizou Carlos Mosconi, secretário de Saúde.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social