Os atores da Rede Pop se reuniram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na Secretaria Municipal de Promoção Social para debater e alinhar as estratégias de atendimento à população em situação de rua. Os encontros foram realizados no dia 29 de janeiro.
Na UPA, foi discutido o fluxo de atendimento, encaminhamento e assistência à pessoa em situação de rua. “O atendimento a este público exige um trabalho muito bem articulado intersetorialmente, visto que nos apresenta demandas complexas de violações de direitos, vulnerabilidade social, dependência química e transtorno mental”, destaca a coordenadora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Larissa Paula Cagnani.
A equipe da UPA apresentou o trabalho desenvolvido e os membros da rede sugeriram o desenvolvimento de um protocolo de atendimento a este público, envolvendo serviços de saúde e assistência social. Participaram da reunião a diretoria geral e profissionais da UPA, a coordenação de Alta Complexidade e profissionais dos serviços de acolhimento que atendem as pessoas em situação de rua, Centro Pop, Abordagem Social, CRAS, Consultório na Rua e Santa Casa.
Na mesma data, foi realizada uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, no prédio anexo ao Terminal Rodoviário, com o objetivo de apresentar e debater novas estratégias, ferramentas e metodologias de trabalho voltadas à população em situação de rua.
A secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, coordenações de Alta Complexidade e Centro Pop e representantes das casas de passagem, abrigo e serviço de abordagem social participaram do encontro.
“Além de desenvolver e aprimorar o trabalho social, os encontros promovem uma maior integração e articulação entre os serviços participantes, resultando em um trabalho mais efetivo e coerente”, ressalta a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.
A partir desta reunião, ficou estabelecido que os serviços de Alta e Média Complexidade que atendem a população em situação de rua se reunirão mensalmente para que o diálogo e o trabalho em rede sejam constantes.