Rondas do Poços Mais Segura serão intensificadas

Reunião com PM, GM, Promoção Social, Caps, Defesa Social, entre outros, aconteceu na Secretaria de Governo na tarde de ontem (2)

Uma reunião na Prefeitura na tarde de ontem (2) definiu a intensificação das ações do Poços Mais Segura. O programa envolve a Guarda Municipal, as polícias Militar e Civil, a Secretaria de Promoção Social, o Caps, Conselho Tutelar, entre outros, num trabalho integrado de assistência social e também de combate ao crime.

O encontro serviu também para fazer um balanço do Poços Mais Segura, que teve início em março. “É um trabalho que está dando muito certo e está sendo bem-visto pela população”, disse o secretário de Governo, Celso Donato, que comandou a reunião. “A criminalidade na área central diminuiu”, avaliou o capitão Marcos, da Polícia Militar, também presente ao encontro.

As ações integradas ocorrem em praças, parques e ruas, especialmente na área central, numa parceira da PM com a GM e a equipe de acolhimento da Promoção Social, que encaminha moradores de rua a entidades. Segundo a Guarda Municipal, desde o início do programa, houve 187 abordagens, 25 encaminhamentos de moradores de rua, além de apreensões de drogas e veículos.

O Poços Mais Segura ocorre nos fins de semana. Conforme acordado na reunião, o programa vai atuar também durante a semana, apesar de tanto a GM quanto a PM fizerem rondas e outras ações diariamente.

Câmeras

O programa inclui um monitoramento no centro da cidade feito por 15 câmeras. Uma central foi instalada na Estação Mogiana/Fepasa, onde funciona a nova base da Guarda Municipal. Entre os locais monitorados estão as praças Pedro Sanches e Dom Pedro 2º, o Parque José Affonso Junqueira, além das ruas centrais e também o começo da avenida João Pinheiro.

Não Dê Esmola

A campanha Poços Não Dá Esmola, da Secretaria de Promoção Social, continua. Em Poços, há o Centro Pop e várias entidades parceiras de acolhimento de pessoas em situação de rua. O serviço pode ser acionado pelos telefones 153 e 156.