Esta semana, o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, fez mais um aniversário em Poços de Caldas, completando 14 anos de serviços prestados. Ao longo deste período, foram 709.962 ligações recebidas, 159.369 orientações feitas por telefone e o envio de ambulâncias para atender a 240 mil 529 ocorrências: números registrados desde o dia 7 de dezembro de 2006, quando o SAMU começou a funcionar na cidade. A enfermeira assistencial, Rosimar Spinelli Sargaço Pinheiro Costa está no 192 desde esta data e comemora mais este ano. “SAMU 14 anos, muita satisfação. Agora em um outro momento que a gente está passando, um momento pandêmico. Eu como profissional, 32 anos de profissão, eu não sabia que ia enfrentar isso. Eu já tive muito medo, continuo com medo, mas continuo na luta. Nestes 14 anos de SAMU, nosso aprendizado foi bastante e a gente continua aprendendo no dia a dia. E graças a Deus, por tudo o que a gente está passando e passou em 2020, a gente tem que agradecer muito porque a gente consegue ter uma boa proteção, a gente trabalha com protocolos e não teve nenhum contaminado e isso pra mim já é uma benção de Deus. Satisfação total, SAMU no coração, SAMU é uma vida que a gente já viveu e está vivendo. Que Deus nos abençoe e que venham mais 14 anos por aí”.
Há 14 anos, o atendimento começou a ser prestado com duas ambulâncias básicas e uma avançada. Junto com o número de atendimentos, cresceu também a frota, inclusive com a circulação da motolância. “Nós contamos atualmente com quatro ambulâncias básicas que rodam durante o dia e uma ambulância avançada. E a noite, rodam três ambulâncias básicas e uma avançada. Temos ainda o apoio para casos de atendimentos que não configuram urgência e emergência, com a ambulância de transporte”, explicou a diretora do SAMU, a médica Nair Teodora Smith Chuva.
Em 2017, o Serviço ganhou nova sede, ampla e adaptada, com a mudança do Centro para a Zona Oeste. O espaço foi totalmente reformado, com lava jato para higienização das viaturas, estacionamento e áreas equipadas para descanso e convivência dos plantonistas. O atendimento foi descentralizado com a criação de duas bases regionais: nas zonas Leste e Sul da cidade. O que não mudou foi a triste estatística relacionada ao número de trotes e que, infelizmente, aumenta ano a ano. Somente em 2020, foram 4.343 ligações que não precisavam ter sido feitas ao SAMU. No acumulado dos 14 anos, são 168.706 trotes recebidos pelo 192, na média, 13 por dia, 395 por mês.
Dentre os atendimentos, os mais frequentes são os clínicos, seguidos pelos traumas: acidentes de trânsito, quedas, violência urbana e autoagressão; psiquiátricos, pediátricos e obstétricos.
Pandemia
O SAMU também é o responsável pelo atendimento a pacientes com sintomas e/ou diagnóstico comprovado de Covid-19. De março a dezembro deste ano, foram 216 atendimentos a pacientes que precisavam ser encaminhados aos pronto-atendimentos da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales. E outros 250 atendimentos para transferência destes pacientes para os Hospitais Santa Lúcia ou Santa Casa. Além disso, outras 498 orientações foram dadas por meio de atendimento telefônico.
O SAMU é para atender a casos de urgência e emergência que envolvam riscos de vida, como vítimas de traumas e acidentes graves, de queda de grande altura, de insuficiência respiratória, além de mulheres em trabalho de parto. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana, pelo 192. “Esta é uma história que merece ser sempre lembrada e comemorada. O SAMU presta um serviço da mais alta relevância para a população e isto se deve ao profissionalismo dos que ali trabalham, bem como, dos cursos de aperfeiçoamento que têm sido ministrados. Nos últimos anos, implementamos medidas importantes com o objetivo de aproximar o serviço da população, de dar melhores condições de trabalho e de, consequentemente, melhorar sempre a assistência. Meus parabéns, a todos os que já trabalharam, e também aos que permanecem no SAMU”, declarou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.