673 mil 870 ligações recebidas, com 137 mil 529 orientações feitas por telefone e o envio de ambulâncias para atender a 232 mil 482 ocorrências: todos estes significativos números contam a história do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que neste mês completa 13 anos em Poços de Caldas.
Foi no dia 7 de dezembro de 2006, que o atendimento começou a ser prestado, na época, com duas ambulâncias básicas e uma avançada. Se os números totais impressionam, as médias mensais e diárias também não ficam atrás. São cerca de quatro mil ligações por mês, o que equivale a 133 chamados por dia. São 871 saídas de viaturas no período mensal o que equivale a média diária de 29 saídas/dia. Em 13 anos, o SAMU realizou 80 partos. Um número nada satisfatório para comemorar este aniversário é o de trotes: 164 mil 363 ligações. “Informar e conscientizar a população sobre o trabalho do SAMU tem sido uma preocupação constante. Esclarecer sobre em que casos chamar o atendimento e ainda, sobre o quanto acionar de forma desnecessária pode prejudicar o serviço, são ações importantes e que impactam diretamente na relação que a comunidade tem com o SAMU. Acompanhei a implantação do SAMU, na época como diretor do Hospital da Zona Leste e, sem dúvidas, foi um divisor de águas na saúde de Poços. Parabenizo a todos que fazem parte desta história, ao longo destes 13 anos”, declarou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
Dos atendimentos prestados neste período, 66% foram casos clínicos; 6,35%, psiquiátricos; 3,1%, obstétricos; 4,6%, pediátricos; e 20% relacionados a traumas: acidentes de trânsito, quedas, violência urbana e autoagressão.
Estrutura
O SAMU é para atender a casos de urgência e emergência que envolvam riscos de vida, como vítimas de traumas e acidentes graves, de queda de grande altura, de insuficiência respiratória, além de mulheres em trabalho de parto. Algumas mudanças significativas foram implementadas nos últimos anos. Hoje, além da ambulância avançada, são sete básicas. Depois de nove anos, a motolância passou a rodar para o atendimento. Em 2017, a sede base que era no centro, foi levada para a zona Oeste, ao lado do Corpo de Bombeiros, depois que uma vistoria do Ministério da Saúde apontou irregularidades no
antigo endereço. O novo espaço foi totalmente reformado, com lava jato para higienização das viaturas, estacionamento e áreas equipadas para descanso e convivência dos plantonistas, cerca de 80 funcionários: condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, atendentes, auxiliares administrativos e de serviços gerais. Em atendimento a pedidos da população, um ponto de apoio foi implantado no Hospital da Zona Leste e outro, na zona Sul, ambos com funcionamento durante o dia. As ações incluem a oferta constante de cursos de capacitação para os servidores. “O SAMU cumpre um papel inestimável no atendimento de urgência na cidade. As equipes que trabalham no SAMU têm um nível de atendimento de ótima qualidade. A mudança de local foi benéfica e a abertura das duas unidades, na zona Leste e na zona Sul, complementaram o atendimento, bem como, a motolância que não tinha sido utilizada anteriormente. Esta qualidade se deve ao profissionalismo dos que ali trabalham, bem como, dos cursos de aperfeiçoamento que têm sido ministrados. Temos como meta, diminuir sempre o tempo de atendimento e com muita qualidade. Tanto os que já trabalharam, quanto aos que permanecem no SAMU, todos estão de parabéns por esta história”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.