São diversas ocorrências diárias, centenas ao longo de um ano, milhares durante a carreira como socorrista. A missão de salvar vidas envolve compromisso e dedicação com pessoas que a equipe não conhece e que talvez nunca venha a conhecer. No entanto, este texto traz duas boas notícias: uma delas é que essa constante foi quebrada nesta quinta, 25, com uma exceção pra lá de especial: a equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, recebeu na sede do serviço, no bairro Country Club, a visita de Leonardo Benedito Fernandes dos Santos, de 40 anos. Ele foi socorrido no dia 28 de maio, após se envolver em um grave acidente de trânsito, no Marco Divisório. Leonardo teve perda de massa encefálica e passou por cirurgia. Foram 29 dias internado, sendo 16 na UTI da Santa Casa. Nesta quinta, após receber alta, a segunda boa notícia deste texto: a oportunidade de agradecer aos profisssionais que o socorreram. “Estou pronto para ir para casa, só Deus mesmo. Vou deixar para trás o que passou e seguir minha vida”, disse Leonardo, ao assessor de comunicação do Hospital, Rafael Santos.
Um fato curioso: Leonardo sofreu o acidente logo após passar por um processo seletivo na própria Santa Casa. A médica Natália Nacarato, considera a recuperação do paciente, um milagre. “Hoje recebemos essa notícia muito feliz que o Leonardo está indo para casa. Ficamos muito gratos e felizes de termos participado do processo de tratamento dele. Gostaria de agradecer a toda equipe multidisciplinar que ajudou no tratamento dele. Sabemos que foi um milagre, que o que a gente fez foi muito importante no período crítico, mas que também é uma pequena parte do tratamento. Estamos muito contentes com os resultados e esperamos que daqui para frente ele continue sua melhora. Nós temos muito carinho com todos nossos pacientes e, com certeza, a gente se esforça para ter o melhor resultado sempre. Então, ficamos muito felizes de fazer parte desse pequeno fragmento da vida do Leonardo”.
Reencontro com os Samuzeiros
Após sair do Hospital, Leonardo foi ao SAMU, em um reencontro que foi motivo de emoção e comemoração. “Nós atendemos o Leonardo em uma situação muito crítica e grave, que exigia rapidez, agilidade e habilidade da nossa equipe para que ele pudesse chegar nas melhores condições possíveis até o ambiente hospitalar. Não medimos esforços para que isso acontecesse, mesmo sabendo que as chances eram pequenas. Nós lutamos pela vida junto com ele, e saber que ganhamos essa luta juntamente com toda a equipe, tanto do pré-hospitalar como do hospitalar foi imensamente gratificante. Receber a visita dele aqui na nossa base do SAMU, conversar com ele e presenciar a sua recuperação foi muito emocionante”, comentou a médica Isabela Teixeira Lobo. Desta ocasião especial, participou ainda o enfermeiro Adriano Roberto Teixeira Leite, que também integrou a equipe do socorro. “Fico feliz em ver a recuperação do Leonardo no convívio de seus familiares. Deus também realiza obras em nossas vidas, transformando, purificando e restaurando, nunca perca a fé. Mais um testemunho vivo da presença de Deus em nossas vidas”, disse Adriano. O condutor socorrista Marcos Robson Polla Garcia também fez parte da equipe do SAMU que socorreu Leonardo, mas estava em ocorrência no momento da visita. Importante registrar que o trabalho de resgate no dia do acidente teve o apoio do Corpo de Bombeiros.
Quando Chamar o SAMU
Em dezembro, o SAMU completou 13 anos em Poços. São cerca de quatro mil ligações por mês, que envolvem casos clínicos, psiquiátricos, obstétricos, pediátricos, violência urbana e autoagressão. O SAMU é para atender a casos de urgência e emergência que envolvam riscos de vida, como vítimas de traumas e acidentes graves, de queda de grande altura, de insuficiência respiratória, além de mulheres em trabalho de parto. O serviço pode ser acionado pelo 192.