Você está em:

Saúde disponibiliza doses contra a Influenza para toda a população e organiza drive para motoentregadores

Esta é uma boa notícia para quem não fazia parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Poços, aproximadamente 15 mil doses passam a estar disponíveis a partir desta quarta, 1, para toda a população. Trata-se do quantitativo restante da Campanha, que começou em março e foi prorrogada duas vezes. Até a última segunda, 29, foram aplicadas no município, 48.520 doses. O público total estimado para a Campanha em Poços, era de 56.869 pessoas, além dos trabalhadores do transporte coletivo e das pessoas com deficiência, grupos que não possuem estimativa prevista. “Atingimos a meta geral da Campanha com 90,72%, mas a cobertura vacinal entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, adultos a partir dos 55 anos e puérperas, que são as mulheres até 45 dias no pós-parto, ficou abaixo da meta, inclusive estes públicos podem continuar procurando as nossas salas, até o fim dos nossos estoques”, explicou Gisele Scatola, Referência Técnica de Imunização.

Público Imunizado

Mais de 48.500 pessoas foram imunizadas durante a Campanha

A meta foi superada entre dois públicos: profissionais de saúde, com 4.903 doses aplicadas e idosos a partir dos 60 anos, com 24.179 pessoas imunizadas. No caso da puérperas, a vacinação atingiu 54,95%. Entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, a cobertura está em 67,29%. No caso das gestantes, 54,95%; e entre os adultos na faixa etária dos 55 aos 59 anos, 42,81%. Também foram atendidos pela ação: profissionais das forças de segurança e salvamento, professores e auxiliares de desenvolvimento infantil das redes pública e privada de ensino, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador) e portuários, foram outras categorias incluídas na campanha deste ano. “Os grupos prioritários que ainda não se imunizaram podem procurar até o fim dos estoques, mas agora temos essa abertura para a toda a população que queira se imunizar contra a Influenza. Temos aí uma campanha indiscriminada contra o Sarampo, para a faixa etária dos 20 aos 49 anos e esta então é mais uma oportunidade de colocar a carteirinha de vacinação em dia, atitude fundamental para a prevenção de muitas doenças”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi.

Ação para Motoentregadores

Na próxima sexta, 3, será realizado um drive thru de vacina, ação específica para os motoentregadores. “Este é um pedido que recebemos da categoria e nós entendemos que são profissionais que estão muito expostos, que não pararam um dia durante esta pandemia e, que, inclusive, foram e são os responsáveis pela entrega de medicamentos e de alimentos durante este período todo, para muitas pessoas. Diante disso, vamos realizar esta ação, ao mesmo tempo em que a vacinação passa a ser aberta para toda a população”, comentou o prefeito Sérgio Azevedo. O drive para os motoentregadores será no Espaço Cultural da Urca, na sexta, 3, das 8h às 12h. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados. A vacina contra a Influenza não imuniza contra o Novo Coronavírus, mas é fundamental para inclusive, facilitar o diagnóstico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, como a Covid-19.

Postos de Vacinação

Na Policlínica Central, o atendimento é das 8h às 18h. Já nos bairros, a vacinação vai das 8h às 16h30, nas salas: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e Kennedy II, Quissisana, Santa Rosália/Santana, Vila Nova, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Itamaraty, Caio Junqueira, São José e Country Club As salas de vacina funcionam em sistema de porta aberta e é muito importante que as pessoas procurem a sala mais próxima, evitem levar acompanhantes, mantenham o distanciamento e não se esqueçam da máscara”, finalizou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social