
Campanha traz um desafio a mais: evitar as aglomerações nos atendimentos
Mais 4.200 idosos foram imunizados contra a Influenza, na manhã desta sexta, 27, em 25 pontos de atendimento espalhados pela cidade. A aposentada Neusa Reis, 62, foi uma das primeiras a chegar à Unidade Básica de Saúde Regional Leste. “Muito bom, foi rápido e já estou vacinada, agora é voltar pra casa”, comentou. Na maior parte dos pontos de vacinação, as doses acabaram em poucas horas. “Visitamos algumas unidades para acompanhar o trabalho que vem este ano com uma particularidade a mais que é esta série de cuidados para evitar aglomerações e contato próximo, por conta deste período de contenção do novo coronavírus – Covid 19. Nossas equipes têm se empenhado demais para fazer acontecer esta ação da melhor maneira. Recebemos algumas críticas pontuais que servirão de base para a melhoria do nosso trabalho, mas recebemos muitos elogios de quem foi aos postos e isso é muito importante para todos que estão nesta linha de frente, neste momento delicado”, pontuou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais este quantitativo de doses esta semana, após vacinar quase 6.500 pessoas, nas salas, na segunda, 23 e, no drive no Terminal Rodoviário, na terça, 24. Além disso, durante esta semana, também começou a imunização dos profissionais de saúde, que, junto com os idosos com mais de 60 anos, integram o público-alvo desta primeira etapa de vacinação. “A procura tem sido muito grande, prova disso é que em uma semana de ação, imunizamos quase 11 mil idosos. É desta maneira que trabalha o Ministério da Saúde, distribuindo as doses em remessas e é desta forma que nós estamos trabalhando. A população deve ficar tranquila, a campanha continua com a chegada de mais doses, na próxima semana, tanto nos postos, quanto no drive thru, uma ação inédita aqui em Poços, muito bem recebida pela população e que nós vamos repetir em breve”, informou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi. A Campanha também é realizada na zona Rural, com continuidade na próxima semana.

4.200 doses em 25 pontos da cidade e o quantitativo se esgotou em poucas horas
O Serviço de Imunização estima o atendimento de mais de 24 mil pessoas nesta fase, sendo aproximadamente 20.600 idosos e 3.500 profissionais de Saúde. A Campanha de Vacinação que era prevista para abril, foi antecipada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de imunizar públicos mais vulneráveis ao Novo Coronavírus – Covid 19 e assim facilitar o processo de diagnóstico. A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por Coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. A dose da vacina contra a Influenza imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS/ Organização Mundial de Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e derivados.
Próximas Etapas
Outros públicos não serão imunizados nesta etapa da Campanha. A partir de 16 de abril, as doses passam a estar disponíveis também, para: professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras; além de pessoas com condições clínicas especiais. Já a partir do dia 9 de maio, a vacinação tem início para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. A mudança no público deste ano é a ampliação desta faixa etária. A campanha vai até 22 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda o envio de mais doses, na próxima semana, para divulgar as próximas datas para a vacinação no município.