Saúde e Hemominas convocam doadores para reposição de estoque de sangue

Para atendimento aos feridos de Brumadinho, as unidades regionais enviaram bolsas de sangue para Belo Horizonte e agora trabalham para repor os próprios estoques

Desde a sexta-feira, 25, o mundo assiste ao drama vivido em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, depois que o rompimento de uma barragem da mineradora Vale espalhou um mar de lama que destruiu casas da região do Córrego do Feijão e deixou centenas de desaparecidos. Para atendimento aos feridos, as unidades regionais enviaram bolsas de sangue para Belo Horizonte e agora trabalham para repor os próprios estoques. Esta é a situação da unidade de Poços que em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está convocando os doadores para efetivar esta reposição. “Na sexta-feira mesmo, assim que foi acionado o Gabinete de Crise, enviamos boa parte do nosso estoque. Agora, contamos com a presença dos doadores para normalizar nosso estoque. Todo tipo de sangue é bem-vindo, mas especialmente os de RH negativo, lembrando que o do tipo O negativo é doador universal”, explicou Cibele Angélica de Souza Spina, coordenadora e gerente técnica da unidade da Fundação Hemominas em Poços de Caldas.

O secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva lembra que este apoio é muito importante, porque além de Poços, a unidade da Hemominas na cidade, atende a 12 hospitais da região. “Ter o estoque de sangue normalizado aqui significa manter a realização das cirurgias eletivas e a possibilidade de atendimentos de urgência e emergência, além de outras ocorrências. Somos parceiros da Hemominas e esperamos contar com a ajuda dos doadores que é fundamental mais uma vez”.

Como doar

Para doar é necessário ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Há ainda outras regras, como não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses. Quem tomou algum tipo de vacina deve aguardar pelo menos 48 horas para fazer a doação. No caso dos menores de 18 anos é necessário ir acompanhado de um responsável ou levar a autorização para doação, assinada. É obrigatório que o doador apresente documento oficial com foto.

A doação dura em média, de 40 a 50 minutos, incluindo todo o processo de avaliação médica, alimentação e hidratação. Homens podem doar a cada três meses e mulheres, a cada quatro meses. No caso dos homens, são retirados 450 ml de sangue e das mulheres, 410 ml, quantidades seguras e que não causam riscos ou fazem falta ao organismo de quem doa. Antes do procedimento, os doadores recebem orientações, passam por rápida testagem hematológica e recebem um lanche, disponibilizado também após a doação.

A Fundação Hemominas em Poços, fica na Avenida José Remígio Prézia, 303

Horários

A Hemominas em Poços funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Quarta-feira também tem coleta das 16h às 20h. E sempre no primeiro sábado de cada mês, o local abre das 7h às 11h30, por isso no próximo sábado, 2, tem atendimento para doação.  A Fundação Hemominas em Poços, fica na Avenida José Remígio Prézia, 303. Outros detalhes sobre a doação de sangue também estão no site www.hemominas.mg.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300.