Saúde e Serviços Públicos realizam mutirões de limpeza em diversos pontos de Poços

Dois caminhões com materiais que são potenciais criadouros do Aedes foram retirados de residência

Embalagens vazias, móveis velhos, partes de aparelhos de TV e ferragens: dois caminhões carregados com estes materiais foram retirados de uma residência, na manhã desta quinta, 24. O minimutirão, como é chamada a ação, é feito normalmente, quando situações como esta são constatadas pelos agentes de endemias da Vigilância Ambiental. “No caso aqui do Jardim São Paulo, a residência está próxima de onde também reside uma pessoa com suspeita de dengue. Nestes casos de suspeita, fazemos a PVE – Pesquisa Vetorial Especial num raio de 150 metros. Foi neste trabalho que identificamos esta casa onde foi feito o minimutirão hoje. Conversamos com a moradora e explicamos a necessidade de retirada destes materiais. No local também identificamos caixas d´água destampadas e fizemos o telamento das mesmas”, explicou Márcia Helena Geremias de Paula, supervisora. Este ano, a Vigilância Epidemiológica registrou 14 casos suspeitos de dengue em Poços. Cinco foram descartados por exames laboratoriais e os demais permanecem sob investigação.

Ação de limpeza desta quinta, foi no Jardim São Paulo

Acumular lixo e água parada é uma prática que favorece o aparecimento de doenças como dengue, zika e chikungunya, já que o ambiente é o criadouro ideal do mosquito transmissor, Aedes aegypti. Como parte das medidas de prevenção, outros mutirões serão realizados, por meio da parceria das Secretarias de Saúde e de Serviços Públicos. Nesta sexta, 25, o trabalho de limpeza será no bairro Vila Rica. O município já confirmou participação no mutirão regional da EPTV Sul de Minas, marcado para o dia 16 de fevereiro, em área ainda a ser definida. Também estão previstas blitzs educativas em diversos pontos da cidade. “Como a campanha da emissora vai até o dia 16 de fevereiro, estamos prevendo até lá, outras ações no sentido de intensificar ainda mais este trabalho”, comentou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

O LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, realizado este mês, identificou 73 focos de criadouros de mosquito positivos para o Aedes. O material foi encontrado em 56 imóveis, com maior incidência nas regiões leste e centro-sul da cidade. Na rotina diária, os agentes de endemias trazem as demandas do que verificam nas visitas pelos bairros.

Outros casos são encaminhados pela população, por meio de denúncias feitas na ouvidoria da Secretaria de Saúde, pelo 0800 283 0324. “Mais uma vez pedimos o apoio da população para enfrentarmos este período com tranquilidade. Nossas equipes estão empenhadas neste trabalho e a união de todos se faz essencial para a prevenção e o combate das doenças transmitidas pelo Aedes”, finalizou Flávio Togni de Lima e Silva, secretário de Saúde.