Você está em:

Saúde e Serviços Públicos retiram 12 toneladas de lixo em mini mutirão

Ação foi realizada na manhã desta quarta, 22

Agentes de endemias da Vigilância Ambiental, setor da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio de servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizaram na manhã desta quarta, 22, um mini mutirão de limpeza, em uma área na Avenida Vereador Edmundo Cardillo. Foram retiradas 12 toneladas de materiais acumulados para reciclagem. Larvas do mosquito foram eliminados de vasilhas e pneus. A Polícia Militar deu apoio na ação. “Temos neste local uma situação social que estava gerando um problema de saúde pública. Em conversa com o responsável pelo local, conseguimos fazer a ação, encaminhando todo este material da maneira correta, inclusive para a reciclagem”, explicou a supervisora do Combate à Dengue, Márcia Helena Geremias de Paula. Macacão, luva e máscara fazem parte dos equipamentos de proteção individual dos servidores, nestes mutirões de limpeza. “Os cuidados estão sendo tomados, com o objetivo de manter este importante trabalho, com a segurança que os servidores precisam neste momento de pandemia”, registrou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

O trabalho de visitas domiciliares continua sendo realizado pelos agentes de endemias, observando cuidados. Neste período de pandemia, os agentes não entram nas residências, vistoriando prioritariamente áreas externas, quintais e mantendo o distanciamento de segurança de outras pessoas. Todos os profissionais receberam álcool gel 70% para higienização das mãos. Além disso, residências com moradores na faixa etária a partir dos 60 anos, estão temporariamente com as visitas suspensas, como forma de resguardar esta população que é mais vulnerável ao Covid-19. Atividades de bloqueio de transmissão, além de monitoramento de pontos estratégicos e atendimento de denúncias continuam sendo feitas pela Vigilância Ambiental.

Canais contra o Aedes

Denúncias ou casos que mereçam a visita dos agentes de endemias podem ser registrados na Ouvidoria Municipal de Saúde, pelo 0800-283-0324, atendimento com ligação gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O contato também pode ser feito pelo telefone da Vigilância Ambiental: 3697-5977. Importante lembrar que os agentes trabalham identificados com uniforme e/ou colete e também portam crachá. Reclamações de terreno sujo são no 3697-2072. Já o cata treco para o recolhimento de móveis e eletrodomésticos pode ser agendado pelo 3697-2073, para moradores das regiões oeste e central; pelo 3697-2319 para a zona Sul e pelo 3697-2188, para a zona Leste. As solicitações também podem ser feitas pelo aplicativo e-Ouve, disponível para download nos serviços de distribuição digital de aplicativos (basta digitar eOuve) ou pelo site http://pocosdecaldas.eouve.com.br. O link pode ser acessado também na página inicial da Prefeitura (www.pocosdecaldas.mg.gov.br).

Campanha de Orientação

Objetivo é lembrar a importância das medidas preventivas

Aproveite a quarentena, cuide da sua casa e limpe seu quintal” este é o tema de uma campanha de orientação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, para prevenção de arboviroses. O período é de alerta, porque reúne condições climáticas para a proliferação do mosquito: chuva e altas temperaturas. “Estas são as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika vírus. Vivemos um período de epidemia no nosso país, especialmente em relação à dengue, no nosso estado de Minas Gerais e na região Sul de Minas, essa situação não é diferente, inclusive com óbitos sendo investigados. Sabemos que todas as mobilizações estão voltadas para o enfrentamento do Novo Coronavírus, no entanto, é muito importante que as pessoas não se esqueçam de que este período também pede o cuidado com relação à prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti. E com muitas pessoas em casa, neste período de quarentena, aproveitamos esta situação para fazer este apelo, para que todos verifiquem seus quintais, áreas descobertas e caixas d´água. Água parada e limpa é o ambiente que o mosquito precisa para se multiplicar”, lembrou o coordenador da Vigilância Ambiental.

No Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti, o LIRAa, realizado na segunda quinzena de janeiro, os agentes de endemias visitaram 3.402 pontos, entre imóveis, terrenos e áreas públicas. 83 focos foram encontrados, o que representa 2,4% de Índice de Infestação Predial, considerado médio risco pela escala do Ministério da Saúde. A realização do segundo levantamento deste ano, que era prevista para março, foi cancelada pela Secretaria Estadual de Saúde, por conta da pandemia. Qualquer situação de acúmulo de água deve ser verificada. Caixas d´água tampadas, calhas limpas e sem acúmulo de água, materiais que possam juntar água no quintal devem ser cobertos com lonas, garrafas viradas com a boca para baixo e piscinas limpas e cobertas, quando não utilizadas. Areia nos vasinhos de plantas e até a vasilha de água do cão ou do gato devem ser constantemente verificados.

Números

Em Poços de Caldas, foram notificados em 2020, 40 casos de dengue e, destes, 13 foram confirmados, sendo quatro autóctones, o que significa que a doença já circula em nosso município. No mesmo período foram descartados quatro casos de chikungunya e nenhum caso de zika foi verificado.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Av. Mansur Frayha - 1677, Bortolan, Poços de Caldas - 37704-722

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO SITE

Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação