Agentes uniformizados, com camiseta e colete, paramentados com avental e touca de tnt, luvas, máscara de proteção e crachá de identificação. Nas mãos, a prancheta para o preenchimento de um questionário que busca informações sobre a população assintomática, mas que já foi exposta ao vírus da Covid-19. Após responder às perguntas que fazem parte do questionário, o morador recebe a visita de outra equipe, composta por duas enfermeiras, para realização da coleta do sangue para exame laboratorial que vai dizer se esta pessoa já teve ou não, contato com o vírus da Covid-19. O trabalho começou nesta segunda, 15, em bairros da zona Leste e segue durante toda a semana. Todos os profissionais envolvidos já fizeram o exame e testaram negativo para a Covid-19.
A pesquisa que inclui aplicação de questionário e realização de testes, tem como objetivo geral, verificar prospectivamente, o panorama da disseminação da COVID-19 no âmbito do município de Poços de Caldas, pela mensuração de infecções assintomáticas ou subclínicas na população, de forma a subsidiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no planejamento e tomada de decisões em relação aos fluxos assistenciais, flexibilização das restrições das atividades comerciais e planejamento de ações de saúde pública durante a pandemia.
A coleta dos dados é feita após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos participantes (maiores de 18 anos) que forem convidados a participar da pesquisa. A participação no estudo é voluntária e todos os custos da pesquisa são financiados pela Prefeitura de Poços de Caldas. Não está prevista a remuneração dos participantes. Todas as entrevistas e todos os exames são coletados nas residências, seguindo rigorosamente as disposições da Vigilância Sanitária, de forma a preservar a integridade dos profissionais e participantes. As amostras são identificadas e armazenadas, para posterior análise no Laboratório da Policlínica Central. Os participantes receberão os resultados nas unidades básicas de saúde de referência. “Todos os dados são sigilosos e serão utilizados unicamente para traçar este diagnóstico da subnotificação em assintomáticos no nosso município. É uma ação fundamental para termos noção deste panorama e com base nisso, traçar outras estratégias para enfrentamento da pandemia”, informou a Dra. Cristiane Maria da Costa Silva, pesquisadora responsável.
Na primeira semana de junho, o projeto de pesquisa “Análise da Subnotificação da Covid-19 no Município de Poços de Caldas – Minas Gerais”, foi submetido à consulta pública, no site oficial da Prefeitura. A escolha das casas visitadas foi feita por meio de sorteio aleatório, abrangendo todas as regiões da cidade. A pesquisa por amostra representativa, será realizada em três etapas, tendo 423 participantes para compor a amostra de cada uma das três etapas da pesquisa, totalizando 1.269. Segundo cronograma, a conclusão da primeira fase está prevista para ainda este mês.
A equipe responsável pelo projeto e execução da pesquisa é composta por servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas. São eles: Aline Fallaci de Almeida, Gerente de Qualidade de Atendimento; Camila Ferreira Bacelar Donato, Coordenadora da Atenção Básica; Dra. Cristiane Maria da Costa Silva, Coordenadora de Saúde Bucal e pesquisadora responsável; Elaine Cristina de Souza, Apoiadora da Atenção Básica; Jorge Miguel Ferreira do Lago, Coordenador da Vigilância Ambiental; Juliana Aparecida Loro, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica; Heloisa de Moura Lessa Barroso, Apoiadora da Atenção Básica. “Pedimos o apoio de todas as pessoas que foram escolhidas por meio de sorteio, para a realização deste importante levantamento. É essencial que a população receba nossas equipes, logicamente se certificando de que se trata de uma equipe da Saúde, responsável por este trabalho. Na dúvida, peça o crachá e verifique aqui junto à Secretaria de Saúde, esta informação. Mas não deixe de receber nossos profissionais que estão em campo, para esta pesquisa que, sem dúvidas, vai trazer muitos dados relevantes com relação à Covid-19 em nosso município”, informou o secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi. Para confirmar a identificação dos profissionais envolvidos na pesquisa, há dois telefones de contato: 3697-5316 e 3697-5920.