Saúde lança campanha sobre o uso racional e descarte correto de medicamentos

Campanha realizada na ESF do bairro Quissisana.

Começa nesta semana a campanha “Uso Racional de medicamentos e Descarte Correto de Medicamentos Vencidos e sobras Domiciliares”.

A secretaria de Saúde está promovendo a campanha por meio da divisão de assistência Farmacêutica junto a Atenção Básica.

A Campanha se estenderá durante todo o mês de julho, e ocorrerá em todas as farmácias do SUS e Unidades de Saúde.

Essa campanha visa  ressaltar a necessidade do paciente receber medicamento apropriado, na dose correta, utilizá-lo por adequado período de tempo, gerando menor custo para o paciente e para a comunidade.

A farmacêutica, Lívia de Almeida Vieira Cava falou sobre a importância da campanha. “O intuito é a divulgação e conscientização frequente da população sobre o assunto previsto no nosso Plano Municipal de Saúde e em legislação Federal. Com a escassez nacional de matéria prima para a produção de medicamentos o uso racional, o armazenamento e o descarte corretos se tornam ferramentas fundamentais para enfrentarmos esse período.”

Cartazes já foram distribuídos em todas as unidades, além dos folders orientativos e caixas para realização do descarte correto que estão disponíveis em todas unidades de saúde.

Horário de funcionamento das farmácias do SUS:

Farmácia Zona Oeste – Complexo Vilas Unidas

– Horário de atendimento – 07:30h às 13:30h

Farmácia Central – Policlínica

–Medicamentos básicos – 07h às 17h30

–Setor de Alto Custo (Estado) – 07h às 13h

–Setor de não padronizados – 07h às 13h

–Setor Judicial – 13h30 às 16h

Para os setores específicos da Farmácia Central, seguir os protocolos próprios de dispensação disponibilizado para os pacientes.

Devido a grande demanda de atendimentos na farmácia central, por ser dividida em vários setores e oferecer diversos tipos de medicamentos, as senhas são separadas de acordo com cada setor.

Farmácia Zona Sul – Hospital Margarita Moralles

–Horário de atendimento – 08h às 17h

Farmácia Zona Leste – Hospital Gilberto de Matos (Hospital da Zona Leste)

–Horário de atendimento – 08h às 14h