Saúde tem quatro farmácias e dispensários nas UBSs para descentralização do atendimento

De toda a dispensação de medicamentos, 40% são feitos pela unidade Central. Objetivo é descentralizar o atendimento

O serviço de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde tem quatro pontos de atendimento no município, específicos para a dispensação de medicamentos. São Farmácias Municipais distribuídas nas regiões Sul, Leste, Oeste e Central. Além disso, as UBSs – Unidades Básicas de Saúde, também possuem dispensários para fornecer medicamentos de uso contínuo, como por exemplo: para controle de pressão, diabetes e contraceptivos. “Temos diversos pontos de atendimento, mas ainda assim, cerca de 40% da nossa dispensação de medicamentos são feitos de forma concentrada, na Farmácia Central, na Policlínica. Isso torna o atendimento mais lento, gera filas e sobrecarrega a equipe. Dentro disso é muito importante divulgar os diferentes pontos de atendimento, para que a população saiba e procure também os outros pontos de dispensação”, comentou Yula Merola, responsável técnica da Assistência Farmacêutica. Já nas Farmácias Municipais, podem ser dispensados todos os tipos de medicamentos, desde que na presença do farmacêutico.

Documentos Importantes

No caso dos dispensários das UBSs, para retirar o medicamento é necessário levar apenas uma carteirinha de usuário, fornecida na própria unidade de atendimento. Para retirar medicamentos nas farmácias municipais, é necessário levar o Cartão SUS e a receita médica. Já os retrovirais para pacientes em acompanhamento no Programa Municipal DST/AIDS são retirados diretamente na sede do serviço, na Secretaria Municipal de Saúde. Este controle na dispensação de medicamentos visa a integridade e a segurança do paciente que, atendido e orientado por profissionais preparados, terá mais condições de fazer o uso correto da prescrição médica.

Horários de Atendimento das Farmácias

As quatro unidades funcionam de segunda a sexta. As Farmácias Central e Sul também fazem plantões aos sábados, com o intuito de melhorar a assistência prestada aos pacientes que passam pelos serviços de pronto-atendimento do Município, na sexta a noite e no sábado durante o dia. Lembrando que aos sábados não são liberados medicamentos controlados.

Farmácia Central (Policlínica)

De 2ª feira a 6ª feira: 7h às 17h30

Sábado: 8h às 17h

Farmácia da Zona Sul (Margarita Morales)

De 2ª feira a 6ª feira: 8h às 17h

Sábado: 8h às 14h

Farmácia da Zona Leste (Hospital da Zona Leste)

De 2ª feira a 6ª feira: 8h às 14h

Farmácia da Zona Oeste (Vilas Unidas)

De 2ª feira a 6ª feira: 8h às 14h

A dispensação de medicamentos deve sempre acontecer mediante prescrição médica. Os medicamentos oferecidos pelo município são provenientes da Central Municipal de Abastecimento Farmacêutico (CAF), onde é realizada a aquisição, e também o armazenamento e a distribuição. “A descentralização dos atendimentos visa proporcionar mais facilidade e mais conforto aos pacientes. Por isso, é muito importante que cada pessoa, sempre que possível, priorize o uso da farmácia perto do local onde mora”, finalizou o secretário de Saúde Carlos Mosconi.