Secretária acompanha serviços nos CRAS e Banco de Alimentos

No período da manhã, a secretária visitou o CRAS Leste II, instalado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Jardim Itamaraty.

A secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, visitou, nesta sexta-feira (14), durante todo o período da manhã, equipamentos da Divisão de Proteção Social Básica e da Divisão de Segurança Alimentar instalados nas regiões leste e central.

O acompanhamento in loco dos serviços prestados é uma constante no trabalho da pasta e visa oferecer suporte às equipes que atuam nos locais de atendimento descentralizado aos diversos públicos abrangidos pela Política de Assistência Social no município.

Na manhã desta sexta-feira (14), a secretária visitou dois Centros de Referência de Assistência Social: o CRAS Centro, localizado à Rua Capitão Fausto de Paiva, 02, no Jardim Bela Vista, e o CRAS Leste II, instalado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Jardim Itamaraty.

“Semanalmente, percorremos os equipamentos que realizam o atendimento descentralizado nas diversas regiões do município para prestar todo o suporte técnico e administrativo necessário”, destaca Luzia Teixeira Martins

Os CRAS são a porta de entrada para os serviços da rede socioassistencial. Equipamentos da chamada Proteção Social Básica, estão presentes em todas as regiões – centro, sul, leste e oeste – com sete unidades de atendimento, além da equipe volante que percorre a área rural do município.

No CRAS, são identificadas e selecionadas as famílias que devem ser atendidas em programas sociais como Bolsa Família, Cesta Verde, tarifa social de energia, entre outros. No local, também são oferecidos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e oficinas de inclusão produtiva, por exemplo. As equipes são compostas por assistente social, psicólogo e pessoal administrativo.

“Semanalmente, percorremos os equipamentos que realizam o atendimento descentralizado nas diversas regiões do município para prestar todo o suporte técnico e administrativo necessário à plena execução do trabalho. Os serviços precisam estar presentes no território, próximos da população que utiliza a rede socioassistencial do município e é para isso que toda a equipe da Promoção Social trabalha”, destaca a secretária Luzia Teixeira Martins.

Ainda na zona leste, secretária visitou o Banco de Alimentos

Banco de Alimentos
A titular da Secretaria Municipal de Promoção Social também esteve no Banco de Alimentos, localizado na Av. Presidente Wenceslau Braz, 2.222, ao lado do CEASA, na manhã desta sexta-feira.

O principal objetivo do Banco de Alimentos é captar e distribuir gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, bem como estimular o melhor aproveitamento e a redução do desperdício de alimentos, buscando promover a circulação e o abastecimento alimentar, garantindo o direito à alimentação adequada. No ano passado, o Banco de Alimentos de Poços de Caldas distribuiu 230 toneladas de alimentos, entre frutas, legumes e verduras.

O equipamento atende 36 entidades socioassistenciais do município por semana. O Banco de Alimentos tanto adquire produtos dos pequenos agricultores, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como recebe doações dos próprios produtores, dos comerciantes do Centro de Abastecimento de Poços de Caldas (CEASA) e de pessoas e instituições parceiras. Mais informações estão disponíveis no site https://bamarketing3.wixsite.com/meusite. O telefone de contato é o 3697-2279.