Secretária de Educação apresenta diagnóstico da rede municipal na Câmara

Secretária compareceu à Câmara a convite do vereador Pedro Magalhães

A secretária municipal de Educação, Flávia Maria de Campos Vivaldi, participou da sessão da Câmara da última terça-feira (25), a convite do vereador Pedro Magalhães. Ela apresentou aos vereadores os resultados obtidos através do questionário de clima escolar, aplicado aos alunos da rede municipal no ano passado, além das propostas metodológicas implantadas a partir do diagnóstico realizado.

O questionário de clima escolar foi aplicado em 2017 e contou com 5.080 respondentes, sendo mais de 4.800 alunos, além de gestores e professores de todas as escolas municipais que têm Ensino Fundamental II.

“Quando falamos em clima escolar, estamos tentando buscar percepções acerca de diversas dimensões que existem na escola”, explica a secretária. O questionário abordou 8 dessas dimensões: as relações com o ensino e com a aprendizagem; as relações sociais e os conflitos na escola; as regras, as sanções e a segurança na escola; as situações de intimidação entre alunos; a família, a escola e a comunidade; a infraestrutura e a rede física da escola; as relações com o trabalho; e gestão e a participação.

“Na nossa trajetória na secretaria, buscamos um planejamento que viesse primeiro acompanhado de um diagnóstico da rede, uma vez que a proposta de elaboração do currículo acontecerá no ano que vem, em consonância com o currículo de Minas. Não concebemos a possibilidade de a escola construir um currículo sem ter antes um diagnóstico da sua realidade. Por isso, o objetivo da aplicação do questionário do clima escolar foi, acima de tudo, fornecer subsídios para que cada escola pudesse pensar sobre a sua realidade para além daquela sensação que, evidentemente, existe em todas as pessoas que frequentam a instituição escola”, informa Flávia.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Fundação Carlos Chagas. O assistente técnico de Pesquisas e Avaliação Educacional da Fundação, Adriano Moro, acompanhou a secretária durante sua participação na Câmara. Ele é o responsável pela compilação dos dados da pesquisa, que foi realizada pela equipe de estatísticos da FCC.

“Esses instrumentos de medida foram devidamente validados, passaram por todo um rigor de validade de conteúdo e de constructo e foram aprovados na Unicamp, como parte do meu doutoramento e também compartilhado no exterior, com diversas pesquisas que avaliam o clima escolar e tratam de fazer algumas relações acerca do desenvolvimento, tanto na perspectiva do desempenho escolar como no combate ou enfretamento à violência na escola”, destaca Moro. Ele aproveitou para parabenizar a Câmara pela iniciativa, uma vez que a rede municipal de Poços de Caldas é a primeira do Brasil a realizar a mensuração do clima escolar.

Resultados
“Em todas as dimensões, houve uma percepção muito significativa que consideramos intermediária, embora o resultado geral seja mais positivo que negativo”, aponta a secretária Flávia Vivaldi.

No final de 2017, todos os gestores receberam os resultados referentes à sua unidade. Neste ano, nos horários de estudos coletivos, esses resultados foram compartilhados com a equipe da escola para que, a partir desse momento de reflexão, os profissionais pudessem elencar quais são os pontos fortes percebidos nos resultados e quais são os que demandam mais atenção no sentido de mudar a direção das ações desenvolvidas