Secretaria de Educação inicia processo de devolutiva dos resultados da Avaliação Diagnóstica 2022

Diante do cenário educacional complexo e desafiador pós-pandemia, a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas vem desenvolvendo ações voltadas para a recomposição da aprendizagem dos estudantes e redução das desigualdades educacionais. Neste sentido, foram realizadas, nesta semana, as reuniões para a devolutiva dos resultados da Avaliação Diagnóstica da Rede Municipal de Ensino.

A avaliação diagnóstica é um instrumento para os educadores e estudantes que torna a construção do conhecimento um processo eficaz e personalizado, ao considerar e respeitar as individualidades. As provas de Língua Portuguesa e Matemática foram aplicadas nos dias 23 e 24 de março.

Já a primeira etapa do processo de devolutiva dos resultados da Avaliação Diagnóstica teve início nesta semana, por meio dos encontros entre a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e as equipes gestoras das unidades escolares do Ensino Fundamental, com diretores, vice-diretores e supervisores pedagógicos.

Na oportunidade, os participantes analisaram as tabelas com os resultados, observando o desempenho dos estudantes em cada habilidade da Matriz de Referência da Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática, do 2º ao 9º ano. Foram identificados os pontos fortes e de atenção em cada segmento e elaboradas propostas de intervenção pedagógica, com a finalidade de reconectar os estudantes à sua trajetória cognitiva, afetada pelo distanciamento.

Agora, o trabalho prossegue em todas as escolas municipais, com reuniões pedagógicas envolvendo os educadores que, com base nos dados analisados, direcionarão seu planejamento, com ênfase nas competências, habilidades e conteúdos identificados como prioritários em cada ano escolar. Desta forma, as intervenções pedagógicas necessárias serão realizadas de maneira mais efetiva.

A aplicação da Avaliação Diagnóstica 2022 foi organizada pela Seção de Ensino Fundamental, Médio e Especial da SME. “Este é um instrumento pedagógico de grande relevância, especialmente no atual momento de retorno das atividades presenciais, depois da experiência de dois anos de ensino remoto, por conta da pandemia da Covid-19”, ressalta a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.