Secretária de Educação ministra formação sobre violência na escola

Foto: Daniel Aroni Alves – Ascom/IFSULDEMINAS

A secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, ministrou, na última semana, uma formação com o tema violência na escola, voltada para professores e servidores do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas.

“Foi um convite feito pela equipe que organiza os momentos de formação para professores e servidores e a demanda era que a gente pudesse refletir um pouco sobre as manifestações de violência na escola, um tema que não atinge só as unidades de ensino fundamental, mas atinge também o ambiente universitário”, explica Flávia.

Foto: Daniel Aroni Alves – Ascom/IFSULDEMINAS

Na rede municipal de ensino, as unidades escolares estão em processo de implantação do Plano de Convivência Ética, documento norteador para que as unidades escolares abordem questões como o combate à violência, regras de convivência, bullying e demais fenômenos que fazem parte do ambiente escolar.

Na rede municipal, o documento está sendo construído em cada unidade, a partir da realidade local e com a participação de toda a comunidade escolar. “Foi um encontro bastante rico. Nós tivemos a oportunidade de perceber o interesse dos profissionais do Instituto Federal e, inclusive, o compromisso do diretor de tornar mais sistemático o estudo sobre essa temática, colocando a possibilidade de também desenvolver na universidade um trabalho de prevenção contra a violência, mais especificamente um Plano de Convivência, que é o que estamos fazendo na nossa rede de municipal”, destaca a secretária.