Secretaria de Promoção Social participa do retorno das atividades presenciais com usuários e famílias da AADV

No último dia 25 de novembro, foi realizada a primeira reunião presencial com famílias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas – AADV. O evento contou com uma palestra ministrada pela coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Andréia Cristina Achel, e pela coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região Oeste, Polyanna de Fátima Silva.

Durante a palestra, foram abordados temas referentes à relevância do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como forma de se trabalhar as potencialidades das pessoas com deficiência, buscando favorecer seus vínculos com suas famílias e comunidade. Também foi destacada a importância da família no cuidado, bem como no desenvolvimento da autonomia desse público.

O evento teve como objetivo reaproximar o usuário e sua família dos serviços disponibilizados pela instituição, já que as atividades presenciais com as famílias estavam suspensas por conta da pandemia da Covid-19.

“A Associação tem parceria com a Secretaria de Promoção Social, na qual realizamos o trabalho de fortalecimento de vínculos com as famílias e atendidos, que consiste na oportunidade para escuta, valorização e reconhecimento do outro. Esses encontros são muito importantes porque fortalecem os vínculos familiares e sociais. O retorno às atividades presenciais foi desafiador mediante a situação pandêmica em que vivemos. Todo esse processo foi permeado pelas adaptações no cuidado para um atendimento que respeitasse as normas de prevenção estabelecidas. De modo geral, por parte dos assistidos, é possível compreender o papel singular exercido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O encontro da família foi um marco do sucesso desse momento, uma vez que a presença de grande parte dos familiares dos assistidos mostra a adesão ao programa, bem como a todo processo de habilitação e reabilitação dos atendidos”, destaca a assistente social da AADV, Vânia Fátima Alves.

A AADV é uma instituição parceira da Secretaria de Promoção Social, que atende 60 famílias no Serviço de Convivência de Vínculos. “Dentro deste serviço, a instituição realiza um trabalho de fundamental importância no acolhimento, estudo, orientação e reflexão junto às pessoas com deficiência visual. Também busca favorecer aquisições e estimular a construção do projeto de vida para essas pessoas. Na conversa de hoje, buscamos enfatizar que devemos considerar o sujeito por trás da deficiência visual. Um sujeito que pode ter planos de vida, de carreira e que precisa ter valorizadas as suas potencialidades. Ouvir as histórias de superação e de busca de autonomia pessoal, mesmo com a deficiência, nos faz pensar que os objetivos do serviço estão sendo atingidos”, ressalta a coordenadora da Proteção Social Básica, Andréia Cristina Achel.