Secretaria de Saúde busca ampliação do Serviço de Atenção Domiciliar

Secretário de Saúde acompanhou uma manhã de trabalho da equipe

De segunda a segunda, das 7h às 19h, assistente social, médico, técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, nutricionista, equipe de apoio auxiliar administrativo e motoristas se dividem, nos atendimentos a dezenas de pacientes. O Programa tem como objetivo a melhoria da qualidade do acompanhamento de usuários do SUS, acamados ou domiciliados, que precisam de atendimentos hospitalares. Pelo Programa, também são fornecidos equipamentos e medicamentos necessários. O trabalho varia de acordo com cada caso, mas normalmente, entre os procedimentos, estão: ausculta pulmonar, aplicação de medicamentos, monitoramento de equipamentos, como inalador, dispositivos ventilatórios (BIPAP, CIPAP), sondagens, além da realização de exames clínicos e curativos. Normalmente, os familiares escolhem um ou mais cuidadores para o treinamento e a capacitação.

Casos

É muita informação, muitos detalhes, então este apoio ajuda muito”, comentou Simone Augusta da Silva, que cuida da sobrinha. A menina de quatro anos tem Síndrome de Down e é acamada, por complicações cardíacas e respiratórias. Déborah Figueiredo também recebe a visita da equipe constantemente. O acompanhamento é para o marido dela, acamado em decorrência de complicações do Mal de Alzheimer. “Ajuda e orienta bastante, porque tem coisa que a gente não sabe como fazer”. Em média, cerca de 35 pacientes são acompanhados pelo SAD. A demanda é constante e rotativa. A cada vez que um paciente tem alta e volta a ser atendido na Atenção Básica, ou vem a óbito, novos casos são recebidos. “É a humanização na atenção. É um serviço diferenciado, desde uma acolhida telefônica até o contato mais próximo. A gente percebe que assim, as famílias se sentem mais seguras para cuidar destes pacientes”, relatou a assistente social, Morgana Cristina Batista.

Atendimento

Pode ser obtido via Unidade Básica de Saúde para pacientes já desospitalizados ou pela UPA, Margarita Morales, Santa Casa e Santa Lúcia, no caso de pacientes ainda internados ou em observação. Na última semana, o secretário de Saúde Carlos Mosconi acompanhou uma manhã de trabalho de uma das equipes do SAD. Trata-se de um serviço essencial para dezenas de famílias, que gera a desospitalização e a liberação de leitos para tratamento de casos que não podem ser atendidos fora de um hospital e além disso, que traz mais conforto para estas pessoas, em um momento delicado. Diante disso, estamos buscando, junto ao Ministério da Saúde, a habilitação de mais uma equipe para ampliar este atendimento, que entendemos ser fundamental para estes pacientes. Enquanto aguardamos esta habilitação, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou o quadro profissional do programa, com mais um fisioterapeuta e um enfermeiro”, informou Mosconi.