Secretaria de Saúde estuda remanejamento de médicos para substituição de cubanos

Médicos estiveram na última segunda, 19, na Secretaria de Saúde, para agradecer pelo apoio recebido durante o tempo de permanência que estiveram em Poços

Com o objetivo de manter os atendimentos nas unidades básicas, a Secretaria Municipal de Saúde já trabalha na organização de um remanejamento de médicos que se revezarão nas consultas, até que novos profissionais cheguem ao município. Em Poços, são 15 vagas do Programa Mais Médicos e destas, nove são ocupadas por profissionais de Cuba. Com o anúncio da saída de Cuba do Programa, nos próximos dias estes profissionais devem deixar a cidade.

No final da tarde da segunda, 19, os médicos cubanos estiveram na Secretaria de Saúde para uma reunião com o secretário Flávio Togni de Lima e Silva e a equipe de apoiadoras da Atenção Básica. “Obrigada pela atenção e pelo acolhimento de toda a Secretaria que desde o início nos apoiou, ficamos tristes com esta situação”, disse Gloria Yisel Rosabal Soris. “Hoje foi um dia muito emotivo, choramos muito nos despedindo da equipe e dos pacientes”, contou Markelis Ferrer Garcia. “Gostaríamos de poder ir embora com mais tranquilidade, teríamos mais tempo aqui e planejamos, alugamos casa, compramos móveis, é uma situação complicada”, comentou Heriberto Rojas Campo.

O secretário de Saúde aproveitou a ocasião para prestar solidariedade aos médicos. “Trata-se de uma situação que foge ao nosso controle, sentimos por isso, porque sabemos que vocês já criaram um vínculo com a população e porque teriam mais um tempo conosco, aqui. Estamos à disposição para auxiliar no que for preciso. Aproveito para agradecer a todos vocês pela dedicação e pelo carinho com que atenderam a nossa população”.

Na reunião, os profissionais afirmaram ainda que trabalhariam até o último momento e que até então não haviam recebido nenhuma outra orientação com relação ao fim da missão deles em Poços. No entanto, nesta terça, 20, alguns médicos informaram a coordenação da Atenção Básica do Município, terem recebido mensagens da Opas – Organização Pan Americana da Saúde, com orientação de encerrar os atendimentos. Dos nove médicos, seis não trabalharam.

Nesta quarta, 21, nenhum dos nove médicos cubanos compareceu ao trabalho. A Secretaria Municipal de Saúde tem buscado contato com a coordenação do Programa mas até o momento não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a data de partida dos médicos.

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta terça, edital com cerca de 8,5 mil vagas para o Programa Mais Médicos. A medida emergencial visa preencher as vagas deixadas por profissionais de Cuba, por médicos brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM – Conselho Regional de Medicina do Brasil. Os cubanos possuíam o RMS, registro único emitido pelo Ministério da Saúde, que substituía a inscrição no CRM.

Neste período de transição entre a saída dos cubanos e a chegada de novos médicos, haverá escala de revezamento para atendimento nas unidades. “Os médicos cubanos atendem em sete unidades de todas as regiões de Poços. Nosso esforço é para manter os serviços. Estamos tentando a organização da substituição com outros médicos do nosso sistema de saúde, de forma que todas as unidades consigam manter a assistência básica à população neste período” , informou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

“É um momento delicado, porque perdemos temporariamente nove médicos da Atenção Básica que é a nossa porta de entrada. Não vamos medir esforços para tentar minimizar este impacto e contamos com a compreensão dos nossos pacientes. Esperamos que até início de dezembro, novos profissionais cheguem para normalizar o atendimento”, finalizou o secretário de Saúde. Desde 2014, médicos cubanos integravam as equipes de saúde de Poços.